Caso de hérnia inguinal estrangulada; operação sem abertura do saco

Autores

  • John Ligertwood Paterson Gazeta Médica da Bahia

Palavras-chave:

Relatos de Casos

Resumo

Em 22 de Maio último fui chamado as tres horas e meia, da tarde para ver o Sr. X. branco, de 50 anos de idade, que sofria de uma hernia estrangulada inguinal obliqua, do lado direito. A hernia datava de 20 anos; havia muito tempo que lhe descia constantemente, mas ele proprio a reduzia sempre com a maior facilidade. Refere o doente, contudo, que de uma vez, havia 15 annos, ela tinha saído, e assim permaneceu por 5 dias, com soluços, vômitos, constipação absoluta, e outros sinais de estrangulamento, e que, entretanto, depois desse tempo foi reduzida pelo Sr. Dr. Teixeira, unicamente por meio da taxis. Desta vez a descida foi de súbito, quando o doente caminhava no seu quarto. Encontrei muito distendido, e inteiramente maciço a percussão todo o lado direito do escroto, e pareceu-me ser o anel externo a sede do aperto. O doente vomitava tudo quanto ingeria; era frequente o soluço, e o intestino cessara de expellir fezes ou gazes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

John Ligertwood Paterson, Gazeta Médica da Bahia

John Ligertwood Paterson nasceu no condado de Aberdeen, na Escócia, em 14 de setembro de 1820. Faleceu em 9 de dezembro de 1882 na Bahia. Em 1837 iniciou o curso médico na University of Aberdeen (Escócia),Obteve o grau de doutor em medicina em 29 de abril de 1841. Na Faculdade de Medicina da Bahia prestou o exame de suficiência e verificação de seu diploma e título de médico obtido na Escócia, obtendo a aprovação em 7 de novembro de 1842.

Downloads

Publicado

2024-09-25

Como Citar

Paterson, J. L. . (2024). Caso de hérnia inguinal estrangulada; operação sem abertura do saco. Gazeta Médica Da Bahia, 3(10), 449–453. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/gmb/article/view/63839