Vaccina

Autores

  • Joaquim Remédios Monteiro Gazeta Médica da Bahia

Palavras-chave:

Sífilis, Vacinas

Resumo

Factos lamentáveis se tem dado de transmissão da sifilis pela vacina. Estes factos, porem não depõe contra a vacina; obrigam simplesmente a ter uma grande circunspecção na escolha dela. Estes factos de sifilis vacinal, segundo quer a escola Iyonesa, não provem do liquido da pustula vacinal, mas do sangue que possa ir com ele acidentalmente. Parece-me esta questão completamente insolúvel por enquanto. Coexiste a questão de facto e questão de doutrina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joaquim Remédios Monteiro, Gazeta Médica da Bahia

Nasceu em 16 de novembro de 1827, a bordo do navio Nossa Senhora do Socorro, quando se deslocava de Goa (na Índia) para o Brasil.Formou-se pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, em 1851, quando defendeu tese sobre “Digitalis purpúrea: sua ação fisiológica e terapêutica”. Muito se dedicou á Higiene, Saúde Pública e Educação. Construiu um novo Matadouro Municipal, criou a Bibloteca Pública e lutou pela abolição da escravatura.

Downloads

Publicado

2024-08-21

Como Citar

Monteiro, J. R. . (2024). Vaccina. Gazeta Médica Da Bahia, 2(11), 509–517. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/gmb/article/view/63153

Edição

Seção

Trabalhos originaes - Hygiene pública