Nova fase na questão da natureza verminosa da quilúria;

descoberta do representante adulto da filaria de Wucherer

Autores

  • Otto Wucherer Gazeta Médica da Bahia

Palavras-chave:

Wuchereria bancrofti

Resumo

No nosso numero de Setembro ultimo, depois de termos dado uma sinopse histórica dos interessantes e fecundos estudos feitos no Brasil e fora dele desde 1866, e das discussões que neste decenio se têm levantado acerca da hematuria quilosa, noticiamos um importante descobrimento do Dr. Bancroft; a filaria progenitora dos helminthes, primeiramente encontrados na Bahia por Wucherer nas urinas, e depois dele por muitos outros observadores no sangue e na linfa de doentes hematuricos e elephanciacos, etc. Agora encontramos nos ultimos numeros da Lancet (de 29 de Setembro e 6 de Outubro) não só a confirmação daquele facto, e os seus pormenores, mas ainda a noticia de identico descobrimento feito ha pouco tempo em Calcutá pelo Dr. Lewis, que tanto impulso tem dado a estes estudos helmintologicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Otto Wucherer, Gazeta Médica da Bahia

Otto Edward Henry Wucherer nasceu na cidade do Porto, Portugal, no dia 7 de julho de 1820. passou dos seis aos sete anos vivendo na Bahia, onde seu pai era gerente de uma casa comercial. Em seguida, foi para a Alemanha, formando-se em Medicina pela Universidade de Tubingen. Retornou ao Brasil em 1843, fixando-se em Salvador. Considerado o fundador da helmintologia brasileira, foi o primeiro a utilizar o microscópio no Brasil, no diagnóstico e pesquisa científica de doenças vindas da África. Com o médico inglês John Paterson, que também vivia na Bahia, identificou a febre amarela, ausente do país desde 1686, e reintroduzida por um navio americano. Diagnosticaram também o cólera em 1855.

Downloads

Publicado

2024-08-21

Como Citar

Wucherer, O. . (2024). Nova fase na questão da natureza verminosa da quilúria; : descoberta do representante adulto da filaria de Wucherer. Gazeta Médica Da Bahia, 2(11), 481–492. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/gmb/article/view/63151

Edição

Seção

Helminthologia