Nota sobre a filaria medinense (bicho da costa);

endemicidade d'este parasita na província da Bahia, e seu ingresso no corpo humano pela agua em bebida.

Autores

  • José Francisco da Silva Lima Gazeta Médica da Bahia

Palavras-chave:

Dracunculus, Oftalmologia

Resumo

Não conheço documento algum histórico de onde se possa conhecer em que tempo foi primeiro observado no Brasil o bicho da Costa; esta ultima designação, entretanto, parece indicar-nos com muita probalidade a sua procedencia do continente africano, e apontar para a época da introdução da escravatura neste país, senão como a data de seu primeiro aparecimento no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Francisco da Silva Lima, Gazeta Médica da Bahia

José Francisco da Silva Lima nasceu em 15 de janeiro de 1826, na aldeia de Vilarinho, Portugal. Veio para o Brasil com 14 anos e se fixou na cidade de Salvador, na província da Bahia. Inicialmente trabalhou no comércio, mas depois realizou os cursos preparatórios e ingressou na Faculdade de Medicina da Bahia. Nesta instituição obteve o grau de doutor em 1851, com a tese "Dissertação philosophica e critica a cerca da força medicatriz da natureza".

Downloads

Publicado

2024-07-26

Como Citar

Lima, J. F. da S. . (2024). Nota sobre a filaria medinense (bicho da costa);: endemicidade d’este parasita na província da Bahia, e seu ingresso no corpo humano pela agua em bebida. Gazeta Médica Da Bahia, 2(7), 301–316. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/gmb/article/view/62729

Edição

Seção

Helminthologia