Espinha de peixe no esôfago;

expulsão do corpo estranho cravado em uma escara gangrenosa.

Autores

  • José Francisco da Silva Lima Gazeta Médica da Bahia

Palavras-chave:

Engasgo

Resumo

O seguinte caso, por interessante e curioso, vale a pena ser registrado. Uma preta crioula, de 22 anos, robusta, cozinheira, sujeita a frequentes crises histéricas, engoliu, em 7 de abril de 1876, uma espinha de peixe (vulgarmente chamado "vermelho") que lhe ficou embaraçada no esofago. Este acidente foi atribuido a ela rir-se com suas companheiras enquanto comia; foi durante uma risada que a espinha lhe escapou, e foram vãos todos os seus esforços para a fazer subir ou descer.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Francisco da Silva Lima, Gazeta Médica da Bahia

José Francisco da Silva Lima nasceu em 15 de janeiro de 1826, na aldeia de Vilarinho, Portugal. Veio para o Brasil com 14 anos e se fixou na cidade de Salvador, na província da Bahia. Inicialmente trabalhou no comércio, mas depois realizou os cursos preparatórios e ingressou na Faculdade de Medicina da Bahia. Nesta instituição obteve o grau de doutor em 1851, com a tese "Dissertação philosophica e critica a cerca da força medicatriz da natureza".

Downloads

Publicado

2024-07-12

Como Citar

Lima, J. F. da S. . (2024). Espinha de peixe no esôfago; : expulsão do corpo estranho cravado em uma escara gangrenosa. Gazeta Médica Da Bahia, 2(3), 113–117. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/gmb/article/view/62467