Transfusão do sangue

Autores

  • Joaquim Remedios Monteiro Gazeta Médica da Bahia

Palavras-chave:

Transfusão de Sangue

Resumo

(Continuação da página 357) Depois desta proscrição, a transfusão caiu em tal descrédito que ninguém mais nela falou e pensou. Abondonada e esquecida ficou até 1825, época em que o Dr. Blundell salvou uma parturiente injetando-lhe o sangue do marido. A operação do Dr. Bludell assinala o começo de um segundo período, o renascimento da transfusão. Dali em diante só se injecta nas veias do homen sangue humano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joaquim Remedios Monteiro, Gazeta Médica da Bahia

Nasceu em 16 de novembro de 1827, a bordo do navio Nossa Senhora do Socorro, quando se deslocava de Goa (na Índia) para o Brasil.Formou-se pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, em 1851, quando defendeu tese sobre “Digitalis purpúrea: sua ação fisiológica e terapêutica”. Muito se dedicou á Higiene, Saúde Pública e Educação. Construiu um novo Matadouro Municipal, criou a Bibloteca Pública e lutou pela abolição da escravatura.

Downloads

Publicado

2024-06-28

Como Citar

Monteiro, J. R. . (2024). Transfusão do sangue. Gazeta Médica Da Bahia, 1(9), 418–422. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/gmb/article/view/62150