Aneurisma da artéria ilíaca externa esquerda curado pela ligadura da ilíaca primitiva correspondente.

Autores

  • Manoel Maria Pires Caldas Gazeta Médica da Bahia

Palavras-chave:

Relato de casos, Medidas Terapêuticas

Resumo

Joaquim Ignacio de Carvalho, cabra, com 36 anos de idade, de boa constitução, natural da bahia, sapateiro, não acusando ter moléstia alguma, além de um reumatismo articular e algumas manifestações sifíliticas, recolheu-se ao hospital da Caridade no dia 8 de Janeiro deste ano, para tratar-se de um tumor, que lhe aparecera acima da virilha esquerda. Fazendo história de sua enfermidade, referiu que acerca de um ano, sem saber a que pudesse atribuir, sentira uma dormencia na perna esquerda, e algum tempo depois, batimentos na virilia do mesmo lado, onde descobrira um tumor com o volume de um caraço de jaca.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Manoel Maria Pires Caldas, Gazeta Médica da Bahia

(1816-1901). Graduado em Medicina pela FMB em 1840 e que meses depois seria um dos fundadores da “Gazeta Médica da Bahia”. Em 1865, Participou da a realização de palestras noturnas,nas quais havia a participação de alguns colegas de profissão. Juntamente com John Ligertwood Paterson, José Francisco da Silva Lima, Otto Edward Henry Wucherer, utilizou o aparelho vaporizador criado por Benjamin Ward Richardson (1828-1896) para os procedimentos de anestesia em cirurgias, cujo uso era ainda inédito no país.

Downloads

Publicado

2024-06-14

Como Citar

Caldas, M. M. P. . (2024). Aneurisma da artéria ilíaca externa esquerda curado pela ligadura da ilíaca primitiva correspondente. Gazeta Médica Da Bahia, 1(5), 201–213. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/gmb/article/view/61874