A febre amarela e medidas que reclama

Autores

  • Antônio Pacífico Pereira Gazeta Médica da Bahia

Palavras-chave:

Epidemiologia, Febre Amarela

Resumo

Ha cerca de tres meses começou a desenvolver-se na capital do império a terrivel epidemia de febre amarela que com intensidade crescente a tem assolado. As comunicações frequentes e rápidas entre a corte e esta cidade, pelos navios de vela e a vapor, faziam-nos receiar desde os primeiros dias visita deste mortífero hospede; e a insuficiencia do nosso regulamento sanitário, agravada pela quase habitual negligencia ou incuria em sua execução, convertiam este receio em quase certeza de que o veriamos em breve transpor as nossas portas, deploravelmente franqueadas pelo menosprezo da higiene pública.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antônio Pacífico Pereira, Gazeta Médica da Bahia

Antônio Pacífico Pereira (1846-1922), Natural de Salvador, BA. Iniciou o curso médico em março de 1862. Foi aluno laureado da Faculdade de Medicina da Bahia (FMB ou Fameb), em 1863, e ainda como estudante foi membro da chamada“Escola Tropicalista da Bahia”(JACOBINA;CHAVES;BARROS,2008). Obtivemos registros de sua participação como acadêmico de Medicina, em ato cirúrgico, com John Paterson e de autopsia com Silva Lima. Publicou, na 6ª série do curso médico,em 1866, seu primeiro artigo na Gazeta Médica da Bahia."

Downloads

Publicado

2024-06-13

Como Citar

Pereira, A. P. . (2024). A febre amarela e medidas que reclama. Gazeta Médica Da Bahia, 1(4), 145–166. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/gmb/article/view/61858

Edição

Seção

Hygiene publica