Luxação direita do maxilar inferior -

Difícil contenção do côndilo na cavidade glenoidea

Autores

  • Meton da França Alencar Gazeta Médica da Bahia

Palavras-chave:

Luxações

Resumo

Fransciso Alves, de 30 anos de idade, mais ou menos, estando em sua casa, distante desta capital 10 léguas , na ocasião em que abria largamente a boca, deu um grito: e teve uma luxação incompleta do maxilar inferior, lado direito. Tendo tal acidente produzido muita dor e dificuldade nos movimentos da mandíbula e havendo quem lhe dissesse que aquilo era dismentidura (entorse,) pediu a esse mesmo individuo, que se constituia em medico, para indireitar-lhe o queixo. O novo operador apanhou a mandibula do seu cliente com a mão direita ficando o dedo polegar introduzido na boca e os outros comprimindo o corpo do osso. A mão esquerda foi aplicada sobre a fronte. Assim fazendo fortes trações, e o individuo tinha forca, em vez de reduzir a luxação transformou- a em completa: pior não podia ser.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Meton da França Alencar, Gazeta Médica da Bahia

Meton da Franca Alencar (Fortaleza, 7 de setembro de 1845 — 21 de fevereiro de 1893), foi médico e político liberal brasileiro. Frequentou a aula de francês e português de José Raimundo de Amorim Garcia na Praça da Carolina (hoje Praça José de Alencar), continuando os estudos no Liceu do Ceará. Em 1864, matriculou-se na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2024-05-15

Como Citar

Alencar, M. da F. . (2024). Luxação direita do maxilar inferior - : Difícil contenção do côndilo na cavidade glenoidea . Gazeta Médica Da Bahia, 7(155), 162–163. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/gmb/article/view/61415