Tratamento do Dr. Beauperthuy contra a Elefantíase dos gregos

Autores

  • José Francisco da Silva Lima Gazeta Médica da Bahia

Palavras-chave:

Elefantíase

Resumo

Há justamente um ano que publicamos o ultimo dos artigos em que nos propusemos a dar aos leitores da Gazeta Medica uma noticia do metodo empregado pelo Dr. Beauperthuy no tratamento da morfia, ou elefantiase dos gregos. Estarão lembrados os nossos colegas que leram a exposição do metodo, que o Colegio dos Medicos de Londres, pouco inclinado a crer nas alegadas curas da aquele medico, e no testumunho confirmativo manifestado com amplo desenvolvimento nos relatorios do Dr. Bakewell, resolvera mandar um dos seus membros a Venezuela, afim de tomar conhecimento dos fatos, e observar praticamente o preconizado tratamento da lepra. Com aprovação do governo, foi encarregado desta missão o Dr. Gavin Milroy, o qual partiu efetivamente para o seu destino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Francisco da Silva Lima, Gazeta Médica da Bahia

José Francisco da Silva Lima nasceu em 15 de janeiro de 1826, na aldeia de Vilarinho, Portugal. Veio para o Brasil com 14 anos e se fixou na cidade de Salvador, na província da Bahia. Inicialmente trabalhou no comércio, mas depois realizou os cursos preparatórios e ingressou na Faculdade de Medicina da Bahia. Nesta instituição obteve o grau de doutor em 1851, com a tese "Dissertação philosophica e critica a cerca da força medicatriz da natureza".

Downloads

Publicado

2024-05-10

Como Citar

Lima, J. F. da S. . (2024). Tratamento do Dr. Beauperthuy contra a Elefantíase dos gregos . Gazeta Médica Da Bahia, 7(145), 5–8. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/gmb/article/view/61300