Sociedade das sciencias medicas de lisboa;

Sessão de 11 de Maio de 1872

Autores

  • Silva Amado Gazeta Médica da Bahia

Palavras-chave:

Discurso

Resumo

Na Turquia tambem pegou a moda dos hospitais monumentos, e Howard refere que o luxo desenvolvido na construção dos hospitais era comparável com os das mesquitas e dos serralhos; entretanto dentro desses edificios suntuosos os doentes nem se quer tinham camas, deitavam-se no chão sobre palha. Se o desprezo pelas condições higienicas dos hospitais era geral até aos nossos dias, não foi porque uma ou outra vez uma voz inteligente e verdadeiramente compassiva não tivesse bradado em favor dos infelizes, que se recolhiam nesses maus hospitais, mas essas vozes não achavam eco nos governos que presidiam.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silva Amado, Gazeta Médica da Bahia

Nomeado Professor substituto da Secção Cirúrgica da Escola Médico-Cirúrgica do Porto, atingiu o posto de Lente da Anatomia Patológica e Partos em menos de dois anos. Pela tenacidade e obra realizada no campo da Medicina Legal, Silva Amado é considerado o reformador desta cátedra na Escola de Lisboa, a qual se projectou no país e estrangeiro. Silva Amado tem obra valiosa publicada nos campos da higiene pública e ciências forenses onde é uma figura de referência na História da Medicina Portuguesa.

Downloads

Publicado

2024-05-10

Como Citar

Amado, S. . (2024). Sociedade das sciencias medicas de lisboa; : Sessão de 11 de Maio de 1872. Gazeta Médica Da Bahia, 6(143), 361–363. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/gmb/article/view/61288

Edição

Seção

Higiene Hospitalar