Caso de ausência congênita dos órgãos genitais internos;

observado no hospital da misericórdia do Ceará

Autores

  • Meton da França Alencar Gazeta Médica da Bahia

Palavras-chave:

Genitália

Resumo

A 17 de Novembro de 1872, apresentaram-se ao medico de semana, Dr. João Moreira, Francisca Maria da Conceição, de 50 anos de idade, pouco mais ou menos, acompanhada por seu marido, Manoel Xavier dos Anjos de 55 a 60, por sua filha Maria Xavier dos Anjos, de raça indigena, todos moradores na Munguba, distante desta capital cinco léguas. O velho apresentou a filha ao Dr. Moreira, dizendo-lhe que ela estava grávida havia 14 meses e ainda não tinha expelido o produto da concepção, sendo casada havia um ano é 4 meses. A velha acrescentou que as parteiras de lá diziam que a sua filha não estava gravida e o que tinha era feitiço! Interrogada pelo Dr. Moreira a moça, disse que tinha tido uma menstruação, que estava grávida com 11 meses e que tinha tido um aborto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Meton da França Alencar, Gazeta Médica da Bahia

Meton da Franca Alencar (Fortaleza, 7 de setembro de 1845 — 21 de fevereiro de 1893), foi médico e político liberal brasileiro. Frequentou a aula de francês e português de José Raimundo de Amorim Garcia na Praça da Carolina (hoje Praça José de Alencar), continuando os estudos no Liceu do Ceará. Em 1864, matriculou-se na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2024-05-10

Como Citar

Alencar, M. da F. . (2024). Caso de ausência congênita dos órgãos genitais internos; : observado no hospital da misericórdia do Ceará . Gazeta Médica Da Bahia, 6(143), 355–356. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/gmb/article/view/61185