Tratamento do Dr. Beauperthuy contra a elefantíase dos gregos

Autores

  • José Francisco da Silva Lima Gazeta Médica da Bahia

Palavras-chave:

Elefantíase, Usos Terapêuticos

Resumo

Nos dois precedentes artigos deixei resumidamente exposto o que até então sabia a respeito do tratamento da elephantiase pelo Dr. Besuperthuy. Ficava este medico em Georgestoern, onde, a convite do governo colonial de Demerara, foi ensaiar o seu metodo curativo nos leprosos do hospital daquela cidade. O colegio dos medicos de Londres, ao qual o governo britanico submetera o relatorio do Dr. Bakewell acerca desta medicação, e dos seus vantajosos resultados, resolvera, de accordo com o mesmo governo, enviar um medico de sua confiança para investigar o que havia de real nos factos alegados em favor daquele tratamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Francisco da Silva Lima , Gazeta Médica da Bahia

José Francisco da Silva Lima nasceu em 15 de janeiro de 1826, na aldeia de Vilarinho, Portugal. Veio para o Brasil com 14 anos e se fixou na cidade de Salvador, na província da Bahia. Inicialmente trabalhou no comércio, mas depois realizou os cursos preparatórios e ingressou na Faculdade de Medicina da Bahia. Nesta instituição obteve o grau de doutor em 1851, com a tese "Dissertação philosophica e critica a cerca da força medicatriz da natureza".

Downloads

Publicado

2024-03-26

Como Citar

Lima , . J. F. da S. . (2024). Tratamento do Dr. Beauperthuy contra a elefantíase dos gregos . Gazeta Médica Da Bahia, 5(112), 237–240. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/gmb/article/view/60091

Edição

Seção

Faculdade de Medicina da Bahia