Aneurisma plexiforme secundário racemosum na fronte;

cura pela acupuntura e pela acupressura percutânea

Autores

  • Antônio Pacífico Pereira Gazeta Médica da Bahia

Palavras-chave:

Relato de Caso, Aneurisma

Resumo

Thereza Wugerbeck, de 40 anos de idade, viuva, entrada em 28 de Novembro de 1870, tinha de nascença uma mancha no meio da fronte que permanecia inalteravel; há 9 anos bateu a paciente fortemente com a fronte numa carruagem, do que originou-se imediatamente um tumor sanguineo, que depois de alguns dias desapareceu pela maior parte, porém não de todo; persistiu um resto do tumor azulado, e no correr do ultimo anno começou ele a estender-se; e apenas ha algumas semanas observou ela que o tumor achatado batia e soprava.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antônio Pacífico Pereira, Gazeta Médica da Bahia

Antônio Pacífico Pereira (1846-1922), Natural de Salvador, BA. Iniciou o curso médico em março de 1862. Foi aluno laureado da Faculdade de Medicina da Bahia (FMB ou Fameb), em 1863, e ainda como estudante foi membro da chamada“Escola Tropicalista da Bahia” (JACOBINA;CHAVES;BARROS,2008). Obtivemos registros de sua participação como acadêmico de Medicina, em ato cirúrgico, com John Paterson e de autopsia com Silva Lima. Publicou, na 6ª série do curso médico,em 1866, seu primeiro artigo na Gazeta Médica da Bahia.

Downloads

Publicado

2024-03-26

Como Citar

Pereira, A. P. . (2024). Aneurisma plexiforme secundário racemosum na fronte; : cura pela acupuntura e pela acupressura percutânea. Gazeta Médica Da Bahia, 5(111), 224–226. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/gmb/article/view/60087