Tratamento do Dr. Beaupertijun contra a elefantíase dos gregos

Autores

  • José Francisco da Silva Lima Gazeta Médica da Bahia

Palavras-chave:

Infectologia, Parasitoses

Resumo

São tão numerosos os meios terapeuticos empregados no tratamento da elefantiase dos gregos, desde a mais remota antiguidade até hoje que dificilmente se poderá apontar um agente da materia medica científica ou popular que ainda não tenha sido experimentado, sem excluir os mais absurdos e irracionais expedientes. Esta riqueza aparente de recursos, a prodigiosa lista de remédios apregoados hoje como soberanos, para se abandonarem amanhã por inúteis, têm por toda a parte espalhado o desanimo entre os medicos e o desespero entre os doentes, e a moléstia é geralmente reputada incurável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Francisco da Silva Lima, Gazeta Médica da Bahia

José Francisco da Silva Lima nasceu em 15 de janeiro de 1826, na aldeia de Vilarinho, Portugal. Veio para o Brasil com 14 anos e se fixou na cidade de Salvador, na província da Bahia. Inicialmente trabalhou no comércio, mas depois realizou os cursos preparatórios e ingressou na Faculdade de Medicina da Bahia. Nesta instituição obteve o grau de doutor em 1851, com a tese "Dissertação philosophica e critica a cerca da força medicatriz da natureza".

Downloads

Publicado

2024-03-04

Como Citar

Lima, J. F. da S. . (2024). Tratamento do Dr. Beaupertijun contra a elefantíase dos gregos. Gazeta Médica Da Bahia, 5(97), 4–5. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/gmb/article/view/59612

Edição

Seção

Medicina - terapêutica