Breves considerações sobre a dysenteria,

Assentadas sobre alguns factos clínicos observados no Hospital da Marinha

Autores

  • Manoel Joaquim Saraiva Gazeta Médica da Bahia

Palavras-chave:

Ensaio Clínico

Resumo

O que é uma disenteria? É uma colite específica; é uma pirexia séptica. Esta é uma alteração virulenta difusa no organismo, naquela porém é limitada. Na colite o vírus está latente, sem modalidade anormal, generalizada, da nutrição. Na febre disentérica sanguinea (bem caracterizada na disenteria séptica) há atividade febril das combustões, o aumento paralelo do calor animal, fato inicial da febre. Tais fenômenos quase sempre se manifestam.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Manoel Joaquim Saraiva, Gazeta Médica da Bahia

Natural da Bahia. Colou o grau de doutor em Medicina, em 1864, pela Faculdade da Bahia. Concorrente aprovado, embora não escolhido, ao lugar de opositor da Seção de Ciências Médicas (1871); concorrente aprovado e nomeado, mesma Seção (1872); concorrente à cadeira de Patologia Geral, sendo aprovado, porém não provido (1874); Lente de higiene (1883 a 1899).

Downloads

Publicado

2024-02-28

Como Citar

Saraiva, M. J. (2024). Breves considerações sobre a dysenteria, : Assentadas sobre alguns factos clínicos observados no Hospital da Marinha . Gazeta Médica Da Bahia, 4(87), 172–175. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/gmb/article/view/59456