Considerações geraes sobre os hospitaes d'alienados;

necessidade de creação de um asylo, a elles especialmente destinado, em nossa provincia

Autores

  • José de Goes Sequeira Gazeta Médica da Bahia

Palavras-chave:

Saúde Pública

Resumo

Entre nós o que existe a este respeito? Exceptuando-se o espaço magnifico do hospício de D. Pedro II, monumento admirável que em todos os tempos despertará a lembrança do cidadão que empreendeu e fundou, José Clemente Pereira, sob esclarecida proteção do nosso Augusto Monarcha, nada possuímos em nenhuma das provincias que possamos merecer o nome de asilo especialmente destinado ao tratamento dos alienados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José de Goes Sequeira, Gazeta Médica da Bahia

Natural da Bahia (Santo Amaro), nasceu em 1816 e seu falecimento está datado no ano de 1874. Colou o grau de doutor em medicina, em 1840, pela Faculdade da Bahia. Concorrente ao lugar de substituto da Seção Cirúrgica (não foi o escolhido - 1843); nomeado Lente de Patologia Geral (1855), cadeira instituída pela reforma do Ensino de 1854. Participou da Redação da Gazeta Médica da Bahia como no Artigo "Considerações gerais sobre os hospitais de alienados" (1866)

Downloads

Publicado

2024-02-26

Como Citar

Sequeira, J. de G. (2024). Considerações geraes sobre os hospitaes d’alienados; : necessidade de creação de um asylo, a elles especialmente destinado, em nossa provincia. Gazeta Médica Da Bahia, 1(3), 29–31. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/gmb/article/view/58206

Edição

Seção

Trabalhos originaes - Hygiene pública