Relatorio apresentado ao Provedor da Santa Casa da Misericordia do Rio de Janeiro

Autores

  • José Joaquim Ludovino da Silva Gazeta Médica da Bahia

Palavras-chave:

Relatório

Resumo

Nomeado por V. Ex. para ocupar o lugar de médico diretor do serviço clínico do Hospicio de Pedro II, em substituição ao ilustrado médico Dr. Manoel José Barboza, entrei no exercicio deste cargo no dia 11 de novembro do ano passado e desde logo encarreguei-me da clínica das mulheres. Não tratarei de analisar as diversas formas da loucura para achar as que mais predomina sob influencia de nosso clima e dos nossos hábitos e costumes porque por mais que queira-se relacionar os dados necessários para chegar a solução deste problema de tanta importancia para a medicina de nosso pais, um grande obstáculo se antepõe a sua realização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Joaquim Ludovino da Silva, Gazeta Médica da Bahia

Entre (1866-1868/1870-1871) ocupou o cargo de médico-diretor do serviço sanitário do Hospício Pedro II. Não fazia parte da Academia Imperial de Medicina, da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, ou mesmo atuava em cargos políticos na Corte. Situação que demonstra a pouca visibilidade daqueles que ocupavam o cargo de diretor do Hospício Pedro II, haja vista os baixíssimos salários e mesmo o afastamento da Faculdade de Medicina, que não tinha neste hospital um local apropriado para a prática da clínica médica. 

Downloads

Publicado

2024-02-26

Como Citar

da Silva, J. J. L. (2024). Relatorio apresentado ao Provedor da Santa Casa da Misericordia do Rio de Janeiro. Gazeta Médica Da Bahia, 2(40), 186–190. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/gmb/article/view/58176

Edição

Seção

Trabalhos Originais