A intoxicação paludosa no exercito brasileiro em operações contra o paraguay

Autores

  • Julio Rodrigues de Moura Gazeta Médica da Bahia

Palavras-chave:

Intoxicação

Resumo

Uma epidemia gravíssima acometeu o exército brasileiro e a esquadra. Os sintomas observados foram edema depressivel das extreidades inferiores, dispnéia que piorava com o progresso do edema pelo corpo, dor a palpação do hipocôndrio direito, pulso fraco etc. Nas autópsias realiazadas, encontraram aumento do baço,do fígado, derramamento de líquido seroso no pericárdio,entre outro. Mediante os sintomas apresentados, acreditou-se em se tratar de uma intoxicação paludosa. No entanto, os sintomas são semelhantes ao do beriberi da ilha do Ceylão e da Costa de Malabar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Julio Rodrigues de Moura, Gazeta Médica da Bahia

Julio Rodrigues de Moura nasceu no Rio de Janeiro em 24 de abril de 1839 na cidade de Petrópolis. Morreu em 12 de julho de 1892. Doutorado em medicina pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro em 1861, defendendo a tese “Fistulas vesico-vaginais".

Downloads

Publicado

2024-02-26

Como Citar

de Moura, J. R. (2024). A intoxicação paludosa no exercito brasileiro em operações contra o paraguay. Gazeta Médica Da Bahia, 2(36), 137–141. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/gmb/article/view/58091

Edição

Seção

Correspondencia scientifica