Injecções hypodermicas de sulfato de quinina

Autores

  • Manoel Maria Pires Caldas Gazeta Médica da Bahia

Palavras-chave:

Farmacologia Clínica

Resumo

A ideia de aproveitarmo-nos do método hipodermico para absorção da quinina nas febres intermitentes, segundo o Dr. Bulklet, médico do New York hospital, posto que de data recente, já conta com numerosas aplicações. Dr. Chasseaud (de Smyrna) parece ter sido o primeiro que recorreu a este modo de tratamento e referiu 150 casos de febre intermitente complicada de sintomas gástricos com aproveitamento notável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Manoel Maria Pires Caldas, Gazeta Médica da Bahia

(1816-1901). Graduado em Medicina pela FMB em 1840 e que meses depois seria um dos fundadores da “Gazeta Médica da Bahia”. Em 1865, Participou da a realização de palestras noturnas,nas quais havia a participação de alguns colegas de profissão. Juntamente com John Ligertwood Paterson,J osé Francisco da Silva Lima, Otto Edward Henry Wucherer, utilizou o aparelho vaporizador criado por Benjamin Ward Richardson (1828-1896) para os procedimentos de anestesia em cirurgias, cujo uso era ainda inédito no país.

Downloads

Publicado

2024-02-26

Como Citar

Caldas, M. M. P. (2024). Injecções hypodermicas de sulfato de quinina. Gazeta Médica Da Bahia, 2(31), 76–79. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/gmb/article/view/57302

Edição

Seção

Trabalhos Originais