Estudo para servir de base a uma classificação nosologica da epidemia especial de paralysias que reinou na Bahia

Autores

  • Julio Rodrigues de Moura Gazeta Médica da Bahia

Palavras-chave:

Epidemiologia

Resumo

Tendo em vista as ligeiras considerações com que encerrei minha primeira parte deste meu trabalho é licíto se perguntar que affecção, em ultima análise, foi a que acometeu os meus doentes, ou, em outras palavras, visto que segundo a minha opinião são elas idênticas, qual é a moléstia que grassou epidemicamente na Bahia? Para que eu responda o melhor possível a esta importante questão e intrincada seja-me permitido acompanhar par a par a evolução e a marcha dos sintomas mais salientes da epidemia, juntar o que diz respeito de sua anatomia patologica, para que ela se destaque com sua fisionomia própria e seus caracteres especiais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Julio Rodrigues de Moura, Gazeta Médica da Bahia

Julio Rodrigues de Moura nasceu no Rio de Janeiro em 24 de abril de 1839 na cidade de Petrópolis. Morreu em 12 de julho de 1892. Doutorado em medicina pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro em 1861, defendendo a tese “Fistulas vesico-vaginais".

Downloads

Publicado

2024-02-26

Como Citar

de Moura, J. R. (2024). Estudo para servir de base a uma classificação nosologica da epidemia especial de paralysias que reinou na Bahia. Gazeta Médica Da Bahia, 2(27), 25–28. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/gmb/article/view/57145

Edição

Seção

Trabalhos Originais