Contribuição para a historia de uma molestia que reina actualmente na Bahia,

sob a forma epidemica, e caracterizada por paralysia, edema, e fraqueza geral

Autores

  • José Francisco Da Silva Lima Gazeta Médica da Bahia

Palavras-chave:

Epidemiologia Social, Infectologia

Resumo

(continuação da pag. 245) Por não omitir nada que possa esclarecer a questão da natureza e classificação nosológica desta moléstia e para esgotar quanto pode ser o que constitue propriamente a materia de facto, resta-me ainda falar da anatomia patologica, marcha, duração, mortalidade. Os dados colhidos nestas origens, embora não sejam todos de grande valor, não devem, contudo, ser esquecidos nem deslocados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Francisco Da Silva Lima, Gazeta Médica da Bahia

José Francisco da Silva Lima nasceu em 15 de janeiro de 1826, na aldeia de Vilarinho, Portugal. Veio para o Brasil com 14 anos e se fixou na cidade de Salvador, na província da Bahia. Inicialmente trabalhou no comércio, mas depois realizou os cursos preparatórios e ingressou na Faculdade de Medicina da Bahia. Nesta instituição obteve o grau de doutor em 1851, com a tese "Dissertação philosophica e critica a cerca da força medicatriz da natureza".

Downloads

Publicado

2024-02-26

Como Citar

Da Silva Lima, J. F. (2024). Contribuição para a historia de uma molestia que reina actualmente na Bahia, : sob a forma epidemica, e caracterizada por paralysia, edema, e fraqueza geral. Gazeta Médica Da Bahia, 1(23), 268–271. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/gmb/article/view/57059

Edição

Seção

Trabalhos Originais