Sobre a mordedura das cobras venenosas e seu tratamento

Autores

  • Otto Wucherer Gazeta Médica da Bahia

Palavras-chave:

Investigação

Resumo

Em um artigo publicado no n.o 17 da Gazeta Medica em que procuramos descrever o modo de distinguir as cobras peçonhentas das que não a são, comprometemo-nos á tratar em seguida da mordedura das primeiras, e dos meios mais usados para combater os seus efeitos. É o que nos propomos a fazer agora, ainda que talvez pareça superfluo considerando-se que sobre tal assunto, pouco ou nada mais sabemos do que sabiam os nossos antepassados há mais de mil anos e do que se encontrará em qualquer compêndio de cirurgia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Otto Wucherer, Gazeta Médica da Bahia

Otto Edward Henry Wucherer nasceu na cidade do Porto, Portugal, no dia 7 de julho de 1820. passou dos seis aos sete anos vivendo na Bahia, onde seu pai era gerente de uma casa comercial. Em seguida, foi para a Alemanha, formando-se em Medicina pela Universidade de Tubingen. Retornou ao Brasil em 1843, fixando-se em Salvador. Considerado o fundador da helmintologia brasileira, foi o primeiro a utilizar o microscópio no Brasil, no diagnóstico e pesquisa científica de doenças vindas da África. Com o médico inglês John Paterson, que também vivia na Bahia, identificou a febre amarela, ausente do país desde 1686, e reintroduzida por um navio americano. Diagnosticaram também o cólera em 1855.

Downloads

Publicado

2024-02-26

Como Citar

Wucherer, O. (2024). Sobre a mordedura das cobras venenosas e seu tratamento. Gazeta Médica Da Bahia, 1(20), 229–231. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/gmb/article/view/57012

Edição

Seção

Trabalhos Originais