Envenenamento de duas pessoas pela trombeteria

Autores

  • José Francisco Da Silva Lima Gazeta Médica da Bahia

Palavras-chave:

Medicina legal, Farmacologia

Resumo

"São tão numerosas no Brasil as plantas que podem produzir envenenamento, seja usadas indiscriminada ou inscientemente, ou ainda administradas para fins criminosos. Algumas delas acham-se tão introduzidas na pratica dos curandeiros e tanto à mão pelos quintais e jardins que não somente para desejar que todas elas fossem bem conhecidas da profissão medica em geral, mas tambem que os seus efeitos toxicos fossem cuidadosamente registrados, sempre que se oferecessem observação clinica que julgo de aLguma utilidade narrar o seguinte caso que tive ocasião de observar a pouco tempo."

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Francisco Da Silva Lima, Gazeta Médica da Bahia

José Francisco da Silva Lima nasceu em 15 de janeiro de 1826, na aldeia de Vilarinho, Portugal. Veio para o Brasil com 14 anos e se fixou na cidade de Salvador, na província da Bahia. Inicialmente trabalhou no comércio, mas depois realizou os cursos preparatórios e ingressou na Faculdade de Medicina da Bahia. Nesta instituição obteve o grau de doutor em 1851, com a tese "Dissertação philosophica e critica a cerca da força medicatriz da natureza".

Downloads

Publicado

2024-02-26

Como Citar

Da Silva Lima, . J. F. (2024). Envenenamento de duas pessoas pela trombeteria. Gazeta Médica Da Bahia, 1(6), 67–68. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/gmb/article/view/56798

Edição

Seção

Registro Clinico