Influencia nociva das dejeções cholericas:

meios que convem empregar para neutralisar, ou evitar seus efeitos

Autores

  • José de Goes Sequeira Gazeta Médica da Bahia

Palavras-chave:

Infectologia

Resumo

"No Opusculo que publicamos que tem por título ""Algumas considerações e conselhos preventivos contra cholera-morbus epidemica" , depois de termos nos lembrado alguns meios terapêuticos que se devem empregar para combater semelhannte afecção, logo que fizer sua evolução, dissemos tambem, de acordo com o que aconselha um practico eminente, que é essencial neutralizar as dejecções cholericas,lançando-se mão para isso de certos desinfectantes, tais como cloreto de sódio,acido phenico e phenato de soda, etc. Não será fora de propósito que a este respeito ministremos mais alguns esclarecimentos, valendo-nos das ideias que colhemos em escritos recentemente publicado acerca da chulera-morbus epidemica, nos quais é esta parte da questão discutida de um modo que não deixa de excitar atenção."

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José de Goes Sequeira, Gazeta Médica da Bahia

Natural da Bahia (Santo Amaro), nasceu em 1816 e seu falecimento está datado no ano de 1874. Colou o grau de doutor em medicina, em 1840, pela Faculdade da Bahia. Concorrente ao lugar de substituto da Seção Cirúrgica (não foi o escolhido - 1843); nomeado Lente de Patologia Geral (1855), cadeira instituída pela reforma do Ensino de 1854. Participou da Redação da Gazeta Médica da Bahia como no Artigo "Considerações gerais sobre os hospitais de alienados" (1866)

Downloads

Publicado

2024-02-26

Como Citar

Sequeira, . J. de G. (2024). Influencia nociva das dejeções cholericas: : meios que convem empregar para neutralisar, ou evitar seus efeitos. Gazeta Médica Da Bahia, 1(6), 64–67. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/gmb/article/view/56797

Edição

Seção

Trabalhos originaes - Hygiene pública