Sobre a molestia vulgarmente denominada oppilação ou cançaço

Autores

  • Otto Wucherer Gazeta Médica da Bahia

Palavras-chave:

Patologia, Farmacologia

Resumo

Em caso apontado pelo Dr, Faria. O doente havia sofrido, por muito tempo, de intermitentes; restabeleceu-se completamente debaixo do uso continuado de sulfato de ferro, protocloreto de mercurio e aloes.scada ou ladeira, ou anda mais apressado. Pelo exame nada se descobre de anormal nos orgãos da respiração. Estando quieto, o doente respira 24 vezes por minuto. Exame dos orgãos da circulação nada revela de notável. Pulso 84. Doente não tem anorexia; as Dejeções alvinas fazem-se com regularidade; as fezes tem sido às vezes mucosas, cinzentas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Otto Wucherer, Gazeta Médica da Bahia

Otto Edward Henry Wucherer nasceu na cidade do Porto, Portugal, no dia 7 de julho de 1820. passou dos seis aos sete anos vivendo na Bahia, onde seu pai era gerente de uma casa comercial. Em seguida, foi para a Alemanha, formando-se em Medicina pela Universidade de Tubingen. Retornou ao Brasil em 1843, fixando-se em Salvador. Considerado o fundador da helmintologia brasileira, foi o primeiro a utilizar o microscópio no Brasil, no diagnóstico e pesquisa científica de doenças vindas da África. Com o médico inglês John Paterson, que também vivia na Bahia, identificou a febre amarela, ausente do país desde 1686, e reintroduzida por um navio americano. Diagnosticaram também o cólera em 1855.

Downloads

Publicado

2024-02-26

Como Citar

Wucherer, O. (2024). Sobre a molestia vulgarmente denominada oppilação ou cançaço. Gazeta Médica Da Bahia, 1(5), 52–54. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/gmb/article/view/56748

Edição

Seção

Trabalhos originaes - Pathologia interna