Communicação entre a bexiga do fel e a bexiga urinária com expulsão de calculos biliares pelas vias urinárias

Autores

  • Otto Wucherer Gazeta Médica da Bahia

Palavras-chave:

Anatomia, Relato de caso

Resumo

O caso apresentado foi objeto de uma tese inaugural em 1839. A paciente D.C.F. tinha 35 anos quando adoeceu; Até então nunca havia sentindo sintomas que correlacionasse a calculos biliares ou ao fígado. Até que passou a apresentar sintomas de peritonite como vômitos, febre e dor na região umbilical. Depois da remissão dos sintomas por alguns dias, as dores aumentaram concentrada na região hipogastrica que se mostrava tensa e sensivel a pressão. Ainda não havia sinais de ictericas,mas a urina se encontrava turva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Otto Wucherer, Gazeta Médica da Bahia

Otto Edward Henry Wucherer nasceu na cidade do Porto, Portugal, no dia 7 de julho de 1820. passou dos seis aos sete anos vivendo na Bahia, onde seu pai era gerente de uma casa comercial. Em seguida, foi para a Alemanha, formando-se em Medicina pela Universidade de Tubingen. Retornou ao Brasil em 1843, fixando-se em Salvador. Considerado o fundador da helmintologia brasileira, foi o primeiro a utilizar o microscópio no Brasil, no diagnóstico e pesquisa científica de doenças vindas da África. Com o médico inglês John Paterson, que também vivia na Bahia, identificou a febre amarela, ausente do país desde 1686, e reintroduzida por um navio americano. Diagnosticaram também o cólera em 1855.

Downloads

Publicado

2024-02-26

Como Citar

Wucherer, . O. . (2024). Communicação entre a bexiga do fel e a bexiga urinária com expulsão de calculos biliares pelas vias urinárias. Gazeta Médica Da Bahia, 1(1), 5–8. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/gmb/article/view/56730

Edição

Seção

Registro Clinico