EDIÇÃO ESPECIAL n. 47. Complemento à Chamada pública - Para Jornalistas e Artistas

2021-08-23

O prazo para a submissão de trabalhos foi alterado  (para 20 de janeiro de 2022) por conta de problemas técnicos na transição para o novo Portal de Periódicos da UFBA e para o OJS. Inicialmente foi previsto para 28 de outubro de 2021 e, em seguida, para 25 de novembro de 2021.

EDIÇÃO ESPECIAL n 47/  Complemento à Chamada pública

DE EROS A OGUM NA ESCOLA DE TEATRO (1956-2021)

Chamada para Jornalistas e artistas:

O Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), abre chamada para a submissão de trabalhos para a Edição Especial do “Cadernos do GIPE-CIT”, que celebra 65 anos da Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia. A edição N. 47 (Ano 25, 2021.2) terá como título De Eros a Ogum na Escola de Teatro da UFBA (1956-2021). O número pretende reunir perspectivas, análises, resenhas e relatos que enfoquem o papel da Escola de Teatro da UFBA no ensino, pesquisa, experimentação e produção no campo das artes cênicas no Brasil.

Nesta edição especial, vamos acolher além de artigos, ensaios e entrevistas elaborados por pesquisadores/ artistas que atuam nos ambientes acadêmicos (conforme edital de Chamada, publicada no dia 23 de julho de 2021, no sítio da revista/ Portal de Periódicos da UFBA), teremos espaço reservado para a contribuição de jornalistas, na perspectiva do jornalismo cultural e na do jornalismo como forma de conhecimento. Os artigos jornalísticos devem ser apresentados nos formatos de reportagens especiais, resenhas críticas, entrevistas e fotografias.

Ademais, convocamos artistas que têm suas trajetórias relacionadas à Escola de Teatro a elaborarem Relatos Pessoais que contribuam com a construção de um panorama histórico desse espaço fundamental da vida artístico-cultural do país, desde 1956.

 Organizamos a temática da edição especial em eixos norteadores: 1. Panorama histórico das artes cênica antes da fundação da escola superior de teatro na Bahia; 2. A gestão de Edgar Santos na Universidade Federal da Bahia e seu impacto nas movimentações artísticas do período; 3. A atuação do fundador da Escola de Teatro, Eros Martim Gonçalves; 4. Movimentos artístico-culturais na década de 50 e 60 na Bahia e seus impactos; 5. Resistência cultural durante a Ditadura Militar; 6. Desdobramentos de ações da Escola de Teatro junto a movimentos, instituições artístico-culturais e instituições de ensino e pesquisa; 7. Perfil de companhias, grupos e artistas que se destacaram no período abordado; 8. Movimentação cultural em cidades do interior do Estado e sua relação com os egressos da Escola de Teatro; 8. O Teatro Negro e a universidade sem muros; 9. A Escola nas escolas: educação e artes cênicas 10. A Escola de Teatro e o seu Programa de pesquisa e experimentação nas artes cênicas.

Os trabalhos relacionados à Edição número 47 (Ano 25, 2021.2) deverão ser cadstrados até o dia 20 de Janeiro de 2022 no sítio da revista https://periodicos.ufba.br/index.php/gipe-cit. ou, excepcionalmente, pelo e-mail cadernosdogipecitppgacufba@gmail.com.

Cadernos do GIPE-CIT é uma revista semestral especializada em Artes Cênicas, editada pelo Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia. Acolhe a colaboração livre de trabalhos inéditos, atuais e de reconhecido interesse acadêmico nas áreas de teatro, de dança, de cinema, de circo, performance e afins, na forma de artigos, ensaios e entrevistas. A revista foi desenvolvida pelo Grupo Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão em Contemporaneidade, Imaginário e Teatralidade (GIPE-CIT), criado em 1994.

O GIPE-CIT deu origem ao Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da UFBA, em 1997, e à Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas – ABRACE, em 1998. Os cadernos propõem-se a divulgar resultados parciais de seus pesquisadores efetivos e associados, professores, doutorandos, mestrandos e artistas. A iniciativa vem contando com apoio do CNPq (1997/1999), da FAPEX e da UNEB (1999/2000) e do PROAP-CAPES/ MEC (a partir de 2004). Edições dos Cadernos do GIPE-CIT podem ser encontradas em bibliotecas especializadas e podem ser acessadas pelo sítio do PPGAC/ UFBA, bem como no Portal de Periódicos da UFBA.

Cordialmente,

Ana Cláudia Cavalcante

Antônia Pereira Bezerra

Jussilene Santana

 Raimundo Matos de Leão

Organizadores - Cadernos do GIPE-CIT Edição especial - n. 47

 

Contato:

Cadernos do GIPE-CIT

Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC) - Escola de Teatro/ Universidade Federal da Bahia (UFBA) Avenida Araújo Pinho, número 292. Campus do Canela. Salvador - BA/ BRASIL. CEP: 40110-150 Telefone: (71) 3283-7858

 E-mail: cadernosdogipecitppgacufba@gmail.com

https://periodicos.ufba.br/index.php/gipe-cit.

O prazo para a submissão de trabalhos foi alterado  (para 20 de janeiro de 2022) por conta de problemas técnicos na transição para o novo Portal de Periódicos da UFBA e para o OJS. Inicialmente foi previsto para 28 de outubro de 2021 e, em seguida, para 25 de novembro de 2021.