PROPOSTA DE SISTEMA DE COLETIVA SELETIVA SUSTENTÁVEL PARA PEQUENOS MUNICÍPIOS: ESTUDO DE CASO PIRAMBU/SE

Autores

  • Aline Carolina Silva Universidade Federal da Paraíba
  • Janaína Teixeira Nogueira Instituto Federal de Sergipe
  • Clarita Izabelle Araújo Silva Universidade Federal de Sergipe
  • Ana Patrícia Barretto Casado Instituto Federal de Sergipe
  • Gisela Azevedo Menezes Brasileiro Instituto Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.9771/gesta.v1i2.7268

Resumo

O presente projeto de pesquisa teve como objetivo principal apontar o sistema de coleta seletiva como uma alternativa viável para a busca da Gestão Integrada e Sustentável dos Resíduos Sólidos Urbanos no município de Pirambu/SE. Esta proposta visou valorizar e favorecer as possibilidades de reutilização e reciclagem dos resíduos sólidos; gerar renda para populações excluídas, minimizar problemas de ordem sanitária, reduzir impactos ambientais, sensibilizar a comunidade quanto à educação ambiental. Tudo isto conforme preconiza a atual legislação de resíduos sólidos, Lei Federal nº 12.305/2010, que obriga os municípios a implantarem a coleta seletiva no prazo máximo de quatro anos. Foram aplicados questionários junto à população local, como também, foram realizadas entrevistas com gestores responsáveis.  Comprovou-se a complexidade do gerenciamento de resíduos em um município, mesmo que este seja de pequeno porte. A adoção de uma política de gerenciamento sustentável para o tratamento e destinação final dos resíduos sólidos urbanos deve assegurar a melhoria continuada do nível de qualidade de vida da população e a implantação de um plano de coleta seletiva em Pirambu pode ser o primeiro passo para esta conquista. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Carolina Silva, Universidade Federal da Paraíba

Possui graduação Tecnológica em Saneamento Ambiental pelo Instituto Federal de Sergipe (2011). Atualmente é aluna regular do curso de Mestrado em Engenharia Urbana e Ambiental pela Universidade Federal da Paraíba, na área de gestão de processos para o meio urbano, com ênfase em gestão de resíduos sólidos urbanos. Tem experiência em Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde, Coleta Seletiva e Resíduos Sólidos Urbanos.

Janaína Teixeira Nogueira, Instituto Federal de Sergipe

Possui graduação Tecnológica em Saneamento Ambiental pelo Instituto Federal de Sergipe (2011). Atualmente trabalha na Universidade Federal de Minas Gerais, na área de Tele Saúde. Tem experiência em Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Pública

Clarita Izabelle Araújo Silva, Universidade Federal de Sergipe

Possui graduação Tecnológica em Saneamento Ambiental pelo Instituto Federal de Sergipe (2011). Atualmente é aluna regular no curso de Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Sergipe. Trabalha na Empresa Torre Empreendimentos atuando na área de Resíduos Serviços de Saúde e Coleta Seletiva. Tem experiência em Análise Técnica de Aparelhos de Medição de Consumo de Água e Atualização Cadastral pela Empresa NG-Águas, prestadora de serviço da Companhia de Saneamento de Sergipe. 

Ana Patrícia Barretto Casado, Instituto Federal de Sergipe

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Sergipe (1997) e mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Sergipe (2000). Atualmente é professora titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS/SE). Aluna regular do curso de Doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais na Universidade Federal de Sergipe. Tem experiência na área de Engenharia Civil e Meio Ambiente, atuando principalmente nos seguintes temas: materiais de construção, resíduos sólidos, degradação ambiental.

 

Gisela Azevedo Menezes Brasileiro, Instituto Federal de Sergipe

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Sergipe, mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Sergipe (2000) e especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho.  Atualmente é aluna regular do curso de doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais pela UFS, na área de concentração caracterização, propriedades e desenvolvimento de materiais.  É professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe - IFS, antigo Centro Federal de Educação Tecnológica de Sergipe - CEFET/SE, na área de Construção Civil. Principais áreas de interesse em pesquisa: materiais de construção, compósitos, ecomateriais, meio ambiente, desenvolvimento sustentável, saneamento ambiental.

Downloads

Publicado

2013-11-13

Como Citar

Silva, A. C., Nogueira, J. T., Silva, C. I. A., Casado, A. P. B., & Brasileiro, G. A. M. (2013). PROPOSTA DE SISTEMA DE COLETIVA SELETIVA SUSTENTÁVEL PARA PEQUENOS MUNICÍPIOS: ESTUDO DE CASO PIRAMBU/SE. Revista Eletrônica De Gestão E Tecnologias Ambientais, 1(2), 189–201. https://doi.org/10.9771/gesta.v1i2.7268

Edição

Seção

Artigos Originais