Políticas Editoriais

Foco e Escopo

O escopo editorial da Revista GESTA, uma publicação on-line e exclusiva da world-wide-web (www), é o de promover o debate de temas relevantes para a construção do conhecimento no campo da Engenharia Sanitária e Ambiental com base em abordagens críticas inter e transdisciplinares.

A linha editorial da Revista GESTA objetiva a constituição de um espaço de livre acesso para o debate acadêmico por meio da publicação de ensaios teóricos, notas e artigos técnicos ou científicos ou de natureza empírica relacionados à área de Engenharia Sanitária e Ambiental ou revisões críticas da literatura.

O público-alvo da Revista GESTA inclui professores, pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação e profissionais da área da Engenharia Sanitária e Ambiental e áreas afins, e profissionais da Engenharia Sanitária e Ambiental, dos países de língua oficial portuguesa.

 

Políticas de Seção

ARTIGOS DE REVISÃO DE LITERATURA

revisão crítica de temática relevante, abordando avanços, desafios e lacunas técnico-científicas na área.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

ARTIGOS DE REVISÃO SISTEMÁTICA

Artigos que abordem pesquisa que utiliza como fonte de dados a literatura sobre determinado tema. Esse tipo de investigação disponibiliza um resumo das evidências relacionadas a uma estratégia de intervenção específica, mediante a aplicação de métodos explícitos e sistematizados de busca, apreciação crítica e síntese da informação selecionada. Segue a estrutura de um artigo original, incluindo seções de introdução, métodos, resultados e discussão. (Baseado em SAMPAIO, R.F., MANCINI, M.C. ESTUDOS DE REVISÃO SISTEMÁTICA: UM GUIA PARA SÍNTESE CRITERIOSA DA EVIDÊNCIA CIENTÍFICA. Rev. bras. fisioter., São Carlos, v. 11, n. 1, p. 83-89, jan./fev. 2007. Em: http://www.scielo.br/pdf/rbfis/v11n1/12.pdf )

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigos Originais

Resultado de pesquisa de natureza empírica, original, de tema pertinente ou revisão crítica de temática inovadora relevante, abordando avanços, desafios e lacunas técnico-científicas na área.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Paper Position

Artigos enviados pelos membros do conselho consultivo.

Editores
  • Rosa Alencar Almeida
  • Magda Beretta
  • Patrícia Borja
  • Lafayette da Luz
  • Luiz Roberto Moraes
  • Sílvio Orrico
Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

NOTAS TÉCNICAS e COMUNICAÇÕES

Notas prévias de trabalhos de investigação relevantes, bem como relatos breves de aspectos novos de tema pertinente.

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Edição Especial REUSO DE ÁGUAS 2021

Edição restrita aos autoras/es pesquisadoras/es convidados pela Equipe Editorial da Revista GESTA.

No caso de ter recebido tal convite e deseje submeter artigo para esta Edição Especial, pedimos contactar os Editores previamente (revista.gesta@ufba.br).

 

Editores
  • Sílvio Orrico
  • Ana Silvia Santos
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

A editoria da Revista Gesta adota o sistema de avaliação anônima (blind review), cega, submetendo os trabalhos a dois avaliadores externos

 

Periodicidade

A Revista GESTA tem edição de volumes com periodicidade semestral, sendo possível haver mais de um número por volume, continuadamente. O seu conteúdo é publicado coletivamente após fechamento de cada edição.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Histórico da Revista

A Revista Eletrônica de Gestão e Tecnologias Ambientais - GESTA foi criada em 2012, a partir da recomendação da Comissão Organizadora do I Congresso Baiano de Engenharia Sanitária e Ambiental - COBESA, realizado em Salvador no ano de 2010.
A gestão da Revista está à cargo de três instituições de ensino superior brasileiras: Universidade Federal da Bahia - UFBA, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB e Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS, e duas portuguesas: Universidade de Coimbra - UC e Universidade do Minho - UM.
A Revista, de periodicidade semestral, conta em seu corpo editorial com pesquisadores de alto reconhecimento na área, sendo concebida para ser um espaço de livre acesso para o debate acadêmico no campo da Engenharia Sanitária e Ambiental, com foco nos aspectos relacionados à tecnologia e à gestão.
O primeiro número foi disponibilizado em 2013.