Conectividade e territórios em rede do narcotráfico na Amazônia Brasileira
DOI :
https://doi.org/10.9771/geo.v15i2.33820Mots-clés :
Narcotráfico, Redes, Organização, Território, AmazôniaRésumé
A presença de organizações criminosas que utilizam a região como uma área de trânsito ou rota de distribuição/abastecimento de cocaína de origem Andina demonstra esta relação fronteiriça do crime organizado. Trata-se da construção de territórios, ou mais ainda, representam relações de poder que se manifestam a partir das redes. Este trabalho tem como objetivo analisar a conectividade do narcotráfico na região amazônica a partir da construção de territórios-rede. A metodologia adotada pauta-se em pesquisas bibliográficas e análise de documentos como os relatórios da Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (DRCO-PA) e os relatórios de apreensão de entorpecentes da Polícia Federal; ambos os documentos se referem ao período de 2013 a 2015. O resultado da pesquisa aponta para o fato de que o narcotráfico em redes atende ao funcionamento de outras atividades criminosas ao mesmo tempo em que torna vulneráveis as fronteiras do Estado nacional.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados. Ver o resumo da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ Consulte o site do Creative Commons: https://creativecommons.org/licenses/?lang=pt
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).