A CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA PODE SER CONSIDERADA COMO UM PREDITOR DO APRENDIZADO?
DOI:
https://doi.org/10.9771/ell.v0i78.55474Parole chiave:
Consciência Fonológica; leitura e escrita; predição de aprendizado.Abstract
Pesquisas contemporâneas vêm mostrando substancial relevância da Consciência Fonológica na aprendizagem inicial da leitura e da escrita. A aprendizagem dessas competências exige capacidades explícitas de reflexão da fala, ou seja, que o indivíduo seja capaz de perceber que as palavras orais são constituídas por uma sucessão de componentes fonológicos. Partindo desse pressuposto, o presente estudo tem como objetivo avaliar o potencial preditor da Consciência Fonológica para o aprendizado inicial da leitura e da escrita, particularmente de seus componentes Silábico e Fonêmico, aspecto em geral não contemplados pelos estudos revistos. Participaram desse estudo cinco turmas de escolares dos anos iniciais do Ensino Fundamental I, de três escolas municipais no Município de Vitória da Conquista. Para investigar o objetivo proposto, todos os participantes foram submetidos à avaliação do nível Consciência Fonológica no início do 1º ano e, um ano após, do desempenho em leitura e em escrita. Em consonância com os estudos revisados, os resultados encontrados confirmam um moderado potencial preditor da Consciência Fonológica (0,518 p<0,001) em seus níveis Silábico (0,490 p<0,001) e Fonêmico (0,464 p<0,001) para o aprendizado inicial da leitura e da escrita.
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