https://periodicos.ufba.br/index.php/estudos/issue/feedEstudos Linguísticos e Literários2024-06-04T00:32:52+00:00Carlos Felipe Pintorevell.ufba@gmail.comOpen Journal Systems<p>Escopo: A Revista Estudos Linguísticos e Literários é vinculada aos programas de pós-graduação em Língua e Cultura (PPGLinC) e Literatura e Cultura (PPGLitCult) da UFBA. A Revista publica artigos e ensaios científicos, produzidos no âmbito dos estudos linguísticos ou literários, a partir de um cronograma semestral ou de chamadas para números temáticos amplamente divulgados. Os artigos ou ensaios devem ser originais e inéditos e devem ter parecer positivo de pelo menos dois pareceristas.<br />Area do conhecimento: Linguística, Letras e Artes<br />ISSN (online): 2176-4794 - Periodicidade: Quadrimestral </p>https://periodicos.ufba.br/index.php/estudos/article/view/61695APRESENTAÇÃO2024-06-02T05:18:17+00:00Carlos Felipe Pintocfcpinto@gmail.comLívia Baptistaliviarad@yahoo.comMirella Márcia Longo Vieira Limamirella@ufba.br2024-06-04T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Estudos Linguísticos e Literárioshttps://periodicos.ufba.br/index.php/estudos/article/view/61678FEATURE CHECKING AND SILENT NOUNS IN BRAZILIAN PORTUGUESE NOMINAL AGREEMENT2024-06-01T00:25:30+00:00Bruna Karla Pereirabrunaufmg@yahoo.com.br<p>This paper presents a work on nominal concord in Brazilian Portuguese (BP) structures, such as the following: (ia) “10 ovos caipira vermelhos” (10 egg-PL caipira red-PL / ‘10 red pasture-raised eggs’) and (ia’) “10 ovos [(do TIPO) caipira] vermelhos” (10 egg-PL (of-the TYPE) caipira red-PL / ‘10 red pasture-raised eggs’). Most of the data were collected from written sources that require the use of standard language concerning agreement, <em>id est</em>, the redundant plural marking in the constituents of the DP able to bear inflection. That is why the morpheme <em>-s</em> is marked in <em>ovos</em> and <em>vermelhos</em> (ia). Being so, why is the word <em>caipira</em> (ia) unmarked with the plural morpheme? Following Kayne’s (2005, 2019, 2021a, 2021b), Pesetsky’s (2007, 2013), Höhn’s (2016), and Pereira’s (2016a, 2016b, 2017, 2018, 2020, 2024) approach on structures with apparent mismatch of agreement, I argue that (ia) licenses a silent noun TIPO (TYPE), preceded by the preposition <em>de </em>(‘of’), as illustrated in (ia’). Therefore, <em>caipira</em> is inflected in singular, because it agrees in number with a singular silent noun. This analysis also applies to other structures that license the silent nouns TAMANHO (SIZE), TOM (HUE), and SOBRENOME (SURNAME). As a result, there is no “unagreement”, in the phrases at stake, but agreement between the adjective and a silent noun, in the DP-internal cartography.</p>2024-06-04T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Estudos Linguísticos e Literárioshttps://periodicos.ufba.br/index.php/estudos/article/view/61679WHEN CLITIC SYSTEMS COLLIDE, ANIMACY, FOR THE MOST PART, BEATS GENDER2024-06-01T00:32:13+00:00Cristina Schmittschmit12@msu.eduAna Eleonora Primuccianitaprimucci@gmail.comAlan Munnamunn@msu.eduLucia Brandanilbrandani@campus.ungs.edu.arAlicia Avellanaavellanaalicia@gmail.com<p>In this paper we present elicitation results from an experiment on the acquisition of 3rd person object clitics by children of Paraguayan parents living in Buenos Aires and their mothers. These children are immersed in a situation of contact between two varieties of Spanish: the Paraguayan system (∅ for inanimate objects and LE for animate objects) and the local Argentinian system which uses LO for Masculine and LA for Feminine clitics. Results show that the Paraguayan mothers use substantially more LO/LA when compared with adults in Paraguay, as described by Choi (2000), suggesting a great deal of attrition. Their children on the other hand use far less LO/LA, but at the same time are not adopting as a group a LE/∅ system. Examining 19 Mother/Child dyads, we find that no children are exclusively using LO/LA users but some children are exclusively using LE/∅. As for mother we find some LO/LA users and the rest uses a mixed system. Interestingly, overall children use fewer forms than mothers.</p>2024-06-04T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Estudos Linguísticos e Literárioshttps://periodicos.ufba.br/index.php/estudos/article/view/61680O COMPLEMENTO DE CONSIDERAR COMO UMA ESTRUTURA ESPECIFICACIONAL2024-06-01T00:34:53+00:00Douglas Alan da Silvadouglasalan711@gmail.com<p>Neste artigo, investigamos, no português brasileiro, o complemento interno do verbo <em>considerar</em> quando composto por DPs em ordem inversa e as sentenças copulativas simples classificadas como especificacionais. Objetivamos confrontar tais ambientes sintáticos quanto à sua lexicalização e leitura, com a finalidade de saber se o complemento de <em>considerar</em> é também uma estrutura especificacional, o que, por meio dos parâmetros citados, concluímos afirmativamente. Constatamos que as possibilidades e restrições composicionais de um são também averiguadas no outro, que os DPs de ambos são referencialmente assimétricos, distribuídos na ordem não referencial - referencial, e ocorrem sob contexto identificacional, marcados, respectivamente, para pressuposição - foco.</p>2024-06-04T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Estudos Linguísticos e Literárioshttps://periodicos.ufba.br/index.php/estudos/article/view/61681O REDOBRO DO SUJEITO NO PORTUGUÊS BRASILEIRO E NO PORTUGUÊS EUROPEU:2024-06-01T00:37:51+00:00Eduardo Patrick Rezende dos Reiseduardorezende@letras.ufrj.brMaria Eugênia Lammoglia Duarteeugenia@letras.ufrj.br<p>Este trabalho visa a apresentar, com base em dados da fala do Português Brasileiro e do Português Europeu, uma análise empírica e formal das construções de redobro do sujeito com DPs iniciais de referência definida, a fim de mapear tanto a sua frequência quanto os traços sintático-semânticos e prosódico-discursivos a que estão associados. A amostra provém do Corpus Concordância, parte do “Projeto COMPARAPORT”. Ancorados em Duarte (1995), a nossa hipótese é a de que há uma relação entre o estatuto do Parâmetro do Sujeito Nulo (cf. Chomsky, 1981; Roberts; Holmberg, 2010) e a implementação (frequência e qualidade) de estruturas com o redobro. O arcabouço teórico que guia esta investigação se fundamenta na associação entre a Teoria da Variação e Mudança (Weinreich; Labov; Herzog, 1968) e a Teoria de Princípios e Parâmetros (Chomsky, 1981, e trabalhos subsequentes), uma vez que tal associação nos possibilita relacionar as referidas estruturas a línguas românicas [-SujeitoNulo]. A representação formal segue, até certo ponto, a proposta de Krieck (2022), uma abordagem “cartográfica” para a derivação das construções de redobro do sujeito.</p>2024-06-04T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Estudos Linguísticos e Literárioshttps://periodicos.ufba.br/index.php/estudos/article/view/61682EM DIREÇÃO A UMA PROPOSTA DE ANÁLISE DOS VERBOS ESPACIAIS NA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS)2024-06-01T00:41:16+00:00Keyla Maria Santana da Silvakeylalibras@gmail.comRozana Reigota Navesrnaves@unb.br<p>Este trabalho investiga as propriedades morfossintáticas e semânticas dos verbos espaciais na língua de sinais brasileira (Libras), em comparação com os verbos com concordância, especificamente quanto ao papel do movimento direcional (DIR) na codificação de argumentos na estrutura sintática das sentenças. Consideramos, com Meir (2002), que: o movimento direcional identifica papéis temáticos, enquanto a orientação das mãos identifica o argumento interno dativo; a oposição entre corpo e espaço retrata a categoria gramatical de pessoa (1p <em>versus </em>não-1p) ou outras localizações no espaço. O <em>corpus</em> da pesquisa foi constituído por sentenças com verbos de movimento, eliciadas segundo a classificação semântica feita por Levin (1993). A análise demonstrou que há diferenças morfossintáticas nos parâmetros fonológicos dos verbos espaciais e dos verbos com concordância, resultando na seguinte proposta: verbos espaciais em Libras são verbos de concordância simples, apresentando apenas um traço [localização] a ser valorado na sintaxe (Lourenço, 2018a,b e seguintes); quando empregados com argumentos dativos, esses verbos apresentam uma estrutura complexa que combina um verbo de concordância simples ao sintagma dativo, introduzido por um núcleo relacional (Mesquita, 2019); os traços [localização] e [pessoa]/[número] integram o feixe de traços-phi do núcleo D<sup>0</sup> e correspondem, respectivamente, ao movimento direcional e à orientação da mão.</p>2024-06-04T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Estudos Linguísticos e Literárioshttps://periodicos.ufba.br/index.php/estudos/article/view/61683PREENCHIMENTO DA POSIÇÃO PRÉ-VERBAL NA CONSTRUÇÃO IMPESSOAL COM DAR MODAL2024-06-01T00:47:26+00:00Lurian da Silveira Chavesluriian7@gmail.com<p>Este <em>squib </em>pretende chamar a atenção para a estrutura <em>SN + dar para + Oração Infinitiva</em>, que tem se mostrado inusitada pelo fato de apresentar uma configuração linearmente igual à oração com <em>dar </em>auxiliar aspectual, mantendo, porém, a interpretação de possibilidade das orações modais. O objetivo é compreender por que o SN assume a posição à esquerda do verbo <em>dar</em> impessoal, se por uma necessidade de atribuição de Caso, devido a um enfraquecimento da morfologia verbal (Nunes, 2015, 2016), ou por uma tendência do PB em ocupar a posição pré-verbal das orações (Kato; Duarte, 2014; Ayres, 2021; Ayres; Othero, 2021). Assumimos que esses SNs saem de uma posição de Caso, para ocupar uma posição de tópico da oração matriz. Segundo Nunes (2016), o movimento de uma posição argumental para uma posição não argumental é totalmente lícito, respeitando a economia computacional.</p>2024-06-04T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Estudos Linguísticos e Literárioshttps://periodicos.ufba.br/index.php/estudos/article/view/61684RULING OUT VSO AND VOS CONSTRUCTIONS IN BRAZILIAN PORTUGUESE2024-06-01T00:50:01+00:00Renato Lacerdarenato.lacerda@uconn.edu<p>Brazilian Portuguese does not allow verb-subject-object and verb-object-subject constructions; while postverbal transitive subjects are ruled out, postverbal subjects are only productive with unaccusative verbs. This paper tackles the issue of postverbal subjects and proposes a formal account of the absence of VSO and VOS constructions in Brazilian Portuguese, which is derived from the combination of two independently-motivated properties of the language: (i) the verbal domain is minimally expanded to include an object shift position at the edge of vP and (ii) the lexical verb moves to a low position in the tense-aspect domain. It is argued that the combination of these two properties of Brazilian Portuguese gives us the result that the postverbal area of the language is “too small” to simultaneously host both a subject and an object.</p>2024-06-04T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Estudos Linguísticos e Literárioshttps://periodicos.ufba.br/index.php/estudos/article/view/61685MORE ON NEGATION IN BRAZILIAN PORTUGUESE2024-06-01T00:52:15+00:00Sonia Maria Lazzarini Cyrinocyrino@iel.unicamp.br<p>There is an innovative use for the negation in Brazilian Portuguese (henceforth, BP): the negative marker <em>não</em> ‘no’ (henceforth, ‘low <em>não</em>’) is possible in a position between the auxiliary and the uninflected verb in perfect and progressive periphrases. Since negation cannot appear in that position in other Romance languages, I discuss a possible analysis for this new construction. First, I discuss the properties of the possible ‘inhibited eventualities’ in Spanish (Fábregas; González-Rodríguez 2019, 2020, 2021) to check their similarities and differences with BP ‘low <em>não</em>’. Second, I consider which position could qualify as a syntactic position for ‘low <em>não</em>’ given its properties and the literature on multiple positions for negation (Declercq, 2013). Then, assuming Ramchand (2018)’s proposal, I propose that, differently from English, the auxiliary verbs of both these periphrases are generated inside vP in BP. Additionally, I assume that ‘low não’ became possible in BP due to the loss of lexical verb movement to a high functional category in the language. Thus, the lexical verb moves only as high as a lower (aspectual) projection, whereas the auxiliary separately moves up to a higher position (Cyrino, 2013; Cyrino; Araújo-Adriano, 2023).</p>2024-06-04T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Estudos Linguísticos e Literárioshttps://periodicos.ufba.br/index.php/estudos/article/view/61694A PROPÓSITO DOS VINTE E CINCO ANOS DO PROGRAMA CARTOGRÁFICO NO BRASIL:2024-06-02T04:47:18+00:00Sandra Quarezeminquarezeminsandra@gmail.comAquiles Tescari Netotescari@unicamp.br<p>Ao celebrar os 25 anos do Programa Cartográfico no Brasil, o artigo tem por objetivo revisar estudos produzidos no país sobre a Cartografia Sintática, considerando um dos objetivos do programa, nomeadamente o de recorrer às hierarquias reveladas pela pesquisa cartográfica como um <em>explanans</em> (i.e., como explicações, no sentido dos epistemólogos (Hempel; Oppenheim, 1948)). Para isso, faz-se uma revisão de alguns trabalhos produzidos por pesquisadores brasileiros, com destaque para estudos — que recorreram às hierarquias como um <em>explanans</em> — sobre a cartografia da oração nos domínios do CP, IP e <em>v</em>P. O estudo não só atesta contribuições da cartografia à Teoria e Análise Linguística no Brasil como também a vivacidade do programa em território nacional.</p>2024-06-04T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Estudos Linguísticos e Literárioshttps://periodicos.ufba.br/index.php/estudos/article/view/61664MOVIMENTOS DA LINGUÍSTICA PARA A CONSTRUÇÃO DE SABERES:2024-05-31T00:42:44+00:00A. Ariadne Domingues Almeidaada.domingues@gmail.comNeila Santananeila.santana@hotmail.comRichard Brunel Matiasrichardbrunelmatias@gmail.com<p>Apresentação do Dossiê "Linguagem e Pandemia"</p>2024-06-04T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Estudos Linguísticos e Literárioshttps://periodicos.ufba.br/index.php/estudos/article/view/54954QUESTÕES LINGUÍSTICO-DISCURSIVAS PROVOCADAS PELA PANDEMIA DO CORONAVÍRUS2023-11-13T21:12:57+00:00Luciano Oliveiralucianoamaral64@yahoo.com<p>Este ensaio trata de três questões linguístico-discursivas surgidas na pandemia do coronavírus. A primeira, e mais simples, é sobre a grafia e o gênero da palavra <em>covid-19</em>. A segunda diz respeito aos efeitos extralinguísticos provocados pela expressão <em>grupo de risco</em>. A última questão está relacionada ao negacionismo científico e aos limites da argumentação. Essas questões são discutidas a partir das regras de formação de palavras, do Acordo Ortográfico, do conceito de discurso proposto por Michel Foucault (2008), do conceito de pós-verdade mobilizado por Matthew D’Ancona (2018) e das considerações sobre argumentação propostas por Philippe Breton (2003). A discussão dessas questões evidencia que a pandemia do coronavírus provocou, pelo menos, três questões relativas à linguagem, duas das quais provocaram consequências extralinguísticas importantes para a sociedade brasileira.</p>2024-06-04T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Estudos Linguísticos e Literárioshttps://periodicos.ufba.br/index.php/estudos/article/view/55132A PROBLEMÁTICA ENUNCIATIVA EM CHARGES DURANTE A PANDEMIA: 2023-08-23T11:59:30+00:00Camila Barroscardosobcamila@gmail.comRony Petterson Gomes do Valeronyvale@ufv.br<p>No cenário da pandemia de Covid-19 no Brasil, o Ministério da Saúde apresentou uma instabilidade de gestores: de 2020 a 2022, o comando foi alterado quatro vezes, tendo como ministros Luiz Henrique Mandetta, Nelson Teich, Eduardo Pazuello e Marcelo Queiroga. Diante desse contexto, objetivamos descrever e analisar sociodiscursivamente as representações, em charges, do ministro da saúde durante a pandemia. Como base teórico-metodológica, utilizamos a Teoria Semiolinguística (TS) de Patrick Charaudeau. Assim, os resultados parciais indicaram que a representação do ministro da saúde do período consistiu em um gestor circunscrito por silenciamento, apatia e submissão, em um contexto predominantemente marcado por negacionismo, omissão e passividade.</p>2024-06-04T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Estudos Linguísticos e Literárioshttps://periodicos.ufba.br/index.php/estudos/article/view/55219 MANIPULAÇÕES E SANÇÕES EM TORNO DA PANDEMIA DO COVID-19:2023-11-15T00:27:12+00:00Artur da Silva Barbosaartursilva2b@gmail.comJosé Américo Bezerra Saraivajabsaraiva@gmail.com<p>A chegada repentina da COVID-19 no Brasil demandou uma pronta estruturação de estratégias para enfrentar a pandemia. Utilizando a semiótica francesa como aporte teórico, objetivamos averiguar quais mecanismos de manipulação e de sanção são acionados para persuadir os enunciatários a aderirem a uma de duas abordagens distintas: isolamento horizontal ou isolamento vertical. O corpus correspondeu ao recorte de dois debates da emissora CNN Brasil, disponíveis no Youtube. Os enunciadores da primeira abordagem utilizaram como estratégia de manipulação a intimidação e a sedução, no primeiro vídeo, e a sedução e a provocação, no segundo. Eles mantiveram a uniformidade dos discursos: a reclusão total da população e o fechamento dos espaços, ou saída para o trabalho para evitar a derrocada econômica. Ambos discursam sobre uma ameaça letal. Pelo desemprego e pela fome, que apresenta efeito atenuado e se torna uma estratégia mais eficaz do que a mortífera ação do vírus, que surpreendera a todos.</p>2024-06-04T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Estudos Linguísticos e Literárioshttps://periodicos.ufba.br/index.php/estudos/article/view/55220IMAGEM, REPRESENTAÇÃO E EMOÇÃO NOS TOTENS DE TORCEDORES DE FUTEBOL NAS ARQUIBANCADAS DURANTE A PANDEMIA2023-10-26T19:34:11+00:00Anna Gabriela Rodrigues Cardosoagrcardoso@hotmail.comNara Bretas Lagenarabretaslage@gmail.comLeandro Henrique Cardosoleandrocardoso1982@gmail.com<p>O artigo analisa a representação do torcedor de futebol nas arquibancadas por totens de papelão em jogos disputados sem a presença física da torcida durante as restrições da COVID 19. Objetiva-se identificar: como a imagem pode comunicar e transmitir mensagens a partir dos estudos de Joly (2007) e os efeitos patêmicos gerados pelas imagens do torcedor, a partir de Charaudeau (2015); compreender as relações torcedor-arquibancadas antes e durante a pandemia, segundo Teixeira (2013); comparar a realidade da torcida de futebol no período da crise sanitária. Seleciona-se imagens a partir da relevância para o nosso foco temático, considerando o período de proibição e de retorno da presença de torcidas nas arquibancadas. Coletou-se duas fotografias de torcedores na arquibancada em jornais esportivos e duas em plataformas de fotos. Encontra-se nas fotografias torcedores representados por <em>totens</em> e ainda há a fotografia em que se misturam pessoas e <em>toten</em>s, além da que retrata a torcida em tempos “normais”. Estas quatro imagens constroem, propositalmente elencadas por nós, uma narrativa que é analisada neste trabalho. Conclui-se que, a partir dos <em>totens</em>, reconstroem-se imaginários de torcidas com representações que podem ser retomadas na memória sobre ser torcedor na pandemia.</p>2024-06-04T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Estudos Linguísticos e Literárioshttps://periodicos.ufba.br/index.php/estudos/article/view/55230LA LENGUA VIRAL: 2023-10-09T11:43:32+00:00Lorena Guadalupe Baudolorena.baudo@unc.edu.ar<p>Este trabajo explora el trasvase metafórico en torno a la pandemia del inglés al español, centrándose en las asociaciones culturales divergentes (Schäffner, 2004). El objeto de este estudio es proponer alternativas traslativas al orden metafórico imperante de enfermedad es guerra mediante la localización de metáforas conceptuales procedentes del Sur Global. El marco teórico entrecruza conceptos de los Estudios de Traducción como la modulación (Molina y Hurtado Albir, 2002), miradas localizadas frente a la globalización (Bauman, 1991) e ideas de la Semiótica de la Cultura, como modelización (Lotman, 2011) y orden de la cultura (Barei, 2006). Se lleva a cabo un análisis crítico-descriptivo de configuraciones textuales de amplia circulación y sus efectos retóricos. Se presentan resultados parciales: dos alternativas traductológicas localizadas, junto con sus expresiones lingüísticas y herramientas de reflexión para el/la traductor/a y de comunicación para el diálogo con actores del sector.</p>2024-06-04T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Estudos Linguísticos e Literárioshttps://periodicos.ufba.br/index.php/estudos/article/view/55394DENOMINAÇÃO, REFERENCIAÇÃO E (RE)AVALIAÇÃO DE ESSA DOENÇA MALDITA EM POSTAGENS NO FACEBOOK2023-09-04T22:40:14+00:00Gustavo Haiden de Lacerdagustavo.haiden@gmail.comEdson Carlos Romualdoecromualdo@uem.brRenata Marcelle Lararmlara@uem.br<p>Este texto apresenta uma discussão acerca dos processos de denominação, referenciação e (re)avaliação na construção de sentidos para a expressão <em>essa doença maldita</em>, em postagens do grupo do <em>Facebook</em> “Profiles de Gente Morta”. Sustentado na Linguística Textual, dentro da teoria sociocognitiva-interacional, o estudo compreende tanto a nomeação quanto a referenciação como atividades discursivas que articulam o domínio linguístico ao extralinguístico, tendo em vista as práticas sociais em que se insere a interação. Ao observar a construção heterogênea do texto, especialmente as diferentes formas de intertextualidade (alusão, discurso citado, aspeamento, dêiticos de memória), mostra-se como os fenômenos de denominação, referenciação e avaliação são constituintes da construção heterogênea dos sentidos no texto.</p>2024-06-04T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Estudos Linguísticos e Literárioshttps://periodicos.ufba.br/index.php/estudos/article/view/55545AS DRAMÁTICAS DO USO DO CORPO-SI DOCENTE NA PANDEMIA: 2023-10-09T23:20:14+00:00Rosana Souza de Vargasrosanasdvargas@gmail.comErnani Cesar de Freitasecesar@upf.brPriscila de Queiroz Amarantepriscilaqamarante@hotmail.com<p>Este artigo tem como temática a interface Linguagem e Trabalho com base nas conjecturas teóricas da Ergologia. O objetivo é identificar e analisar as dramáticas do uso do corpo-si, os saberes constituídos e investidos, as renormalizações e renormatizações enfrentadas por professores de Letras da educação básica durante o ensino remoto e no retorno às aulas presenciais em 2021. O estudo pauta-se em conceitos advindos da temática mencionada, como: noção de atividade, tarefa e trabalho, dramáticas do uso de corpo-si no trabalho, saber constituído e saber investido, renormalizações e renormatizações. Contempla uma abordagem qualitativa por meio de uma pesquisa aplicada exploratória e de campo. Foi realizado um levantamento bibliográfico e procedeu-se a uma Análise Textual Discursiva (ATD) de entrevistas semiestruturadas com três docentes de Letras. Como resultados, evidencia-se que há uma intensificação das práticas trabalhistas docentes identificadas nas dramáticas do uso de si por si e pelos outros, que pressupõe sobrecarga laboral e esgotamento mental e psicológico.</p>2024-06-04T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Estudos Linguísticos e Literárioshttps://periodicos.ufba.br/index.php/estudos/article/view/55549EMOÇÕES DE UMA PROFESSORA DE LÍNGUAS NA PANDEMIA2023-09-03T23:46:39+00:00Rodrigo Camargo Aragãorcaragao@uesc.brLuan Guanaesluan_guanaes@hotmail.com.br<p>Este trabalho reporta as inter-relações entre a experiência de ensino na pandemia de COVID-19 e as emoções de uma professora de línguas à luz de estudos da Linguística Aplicada. A metodologia é qualitativa e baseada na Pesquisa Narrativa com análise de conteúdo. Os resultados indicam emoções de tristeza e frustração em relação à falta de apoio institucional, à sobrecarga de atividades com tecnologias digitais e à ausência de reconhecimento social pelo trabalho desempenhado. As mudanças repentinas na vida da docente nos indicam um agravamento do mal-estar no trabalho. Argumentamos em favor do papel da reflexão sobre as emoções na vida docente como auxiliar na lide com um cenário de uma profissão imersa em uma vida social em crise. O estudo reitera a necessidade de inserirmos as tecnologias digitais e a reflexão sobre as emoções na formação de professores de línguas.</p>2024-06-04T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Estudos Linguísticos e Literárioshttps://periodicos.ufba.br/index.php/estudos/article/view/55561A VARIAÇÃO DENOMINATIVA NA DESIGNAÇÃO DE ACESSÓRIOS DE PROTEÇÃO CONTRA A COVID-19 EM REVISTAS DE MODA2023-09-24T22:53:39+00:00Pauler Castorinopaulercastorino@usp.brLucimara Alves Costalucimaralves@unir.br<p>Analisamos, neste artigo, as variantes denominativas com ou sem consequências cognitivas no domínio da Moda, sobretudo nos acessórios usados como proteção contra o vírus da Covid-19. Nesse sentido, desenvolvemos a pesquisa seguindo os parâmetros epistemológicos e metodológicos da Terminologia à luz de Freixa (2002), Fernandez-Silva (2010), Costa (2015), dentre outros. Os resultados nos mostram maiores ocorrências de variantes denominativas sem consequências cognitivas, que ocorreram na intenção de criar sinônimos no discurso especializado da Moda; em oposto, as variantes com consequências cognitivas tiveram ocorrências menores, em contextos nos quais os termos precisavam de maiores especificidades ou adaptações para o campo da Moda.</p>2024-06-04T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Estudos Linguísticos e Literárioshttps://periodicos.ufba.br/index.php/estudos/article/view/55617UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PARA O ENSINO REMOTO: 2023-09-19T22:52:31+00:00Lourdes Pamela Souza do Nascimentopamela12e@gmail.comBeatriz Aparecida Alencarbeatriz.alencar@ifms.edu.brLetícia Barbosa da Silva Cavalcante leticia.cavalcante@ifms.edu.br<p>Esta pesquisa foi realizada com o intuito de explorar as possibilidades de aprendizagem de maneira remota, diante do contexto da Covid 19. O trabalho se concretiza a partir da estruturação de uma proposta de intervenção com foco no ensino de Língua Portuguesa para o 3º semestre do Técnico Integrado ao EM. Para tanto, selecionamos textos multimodais que abordam a Variação e o Preconceito Linguístico com base no Letramento Crítico. O trabalho fundamenta-se nos preceitos da pesquisa ação com proposição de transposição didática. O conteúdo foi previsto para um período de 9h/aula com atividades síncronas (google <em>meet</em>) e assíncronas (google <em>forms</em>). Como contribuição, este trabalho mostra-se relevante no processo de aprendizagem de LP, pois os estudantes podem ler, refletir, dialogar e produzir textos além de cooperar para o trabalho de educadores interessados em aulas mais interativas.</p> <p> </p>2024-06-04T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Estudos Linguísticos e Literárioshttps://periodicos.ufba.br/index.php/estudos/article/view/55624PARÁFRASE E POLISSEMIA EM TÍTULOS DE OBRAS LITERÁRIAS INFANTOJUVENIS E OS SENTIDOS EM TORNO DA PANDEMIA COVID-192023-10-24T12:37:10+00:00Allan de Andrade Linharesandrades55@ufpi.edu.brLuciana Maria de Aquinoluci.aquino@hotmail.com<p>Este trabalho aborda a construção de sentidos acerca da pandemia covid-19 em de títulos de obras literárias infantojuvenis brasileiras. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo e interpretativo amparada pelos pressupostos teórico-metodológicos da Análise de Discurso de orientação francesa a partir dos estudos de Pêcheux reteorizados por Orlandi. Buscamos investigar as construções parafrásticas e polissêmicas nos títulos das obras a fim de identificarmos as regularidades discursivas, os deslocamentos de sentido e os efeitos metafóricos em torno da temática pandemia. O <em>corpus</em> da pesquisa foi constituído por 17 títulos. Entendemos que o título é matéria constituinte da obra literária, aciona discursos, descortina a memória e, como tal, é historicamente construído. Constatamos a presença da paráfrase tanto em retomadas de termos recorrentes no contexto da pandemia, como na retomada de discursos de combate ao vírus. Quanto à polissemia, evidenciamos sua presença em obras que propõem não só a abordagem do tema a partir de uma narrativa ficcional, mas também a reflexão que se ancora na observância dos sentimentos ocasionados pela pandemia.</p>2024-06-04T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Estudos Linguísticos e Literárioshttps://periodicos.ufba.br/index.php/estudos/article/view/56372A RELAÇÃO ENTRE A CONSCIÊNCIA METALINGUÍSTICA E O APAGAMENTO DO /R/ FINAL DE PALAVRAS NA ESCRITA DE CRIANÇAS BAIANAS EM FASE DE ALFABETIZAÇÃO EM UM CONTEXTO DE (PÓS) PANDEMIA2023-10-16T03:25:24+00:00Amanda Cristina de Freitasfreitasacristina@gmail.comPablo Picasso Feliciano de Fariafariap@unicamp.br<p>A Consciência Metalinguística (CM) tem papel na aquisição da escrita (Barrera; Maluf, 2003). O apagamento do /R/ na fala é encontrado também na escrita, conforme Dutra e Pinto (2014) e Santos e Costa (2013). Investigou-se a relação entre a CM e a realização do /R/ em final de palavra na escrita de crianças em alfabetização. Participaram do estudo 58 alunos do 1º ao 3º ano de uma escola particular e de uma escola pública de Feira de Santana, Bahia. Crianças de séries mais avançadas mostraram melhor desenvolvimento da escrita e menos apagamento do /R/. Contextos de ressilabificação, na oralidade, não afetaram a realização do /R/ final. Encontramos uma correlação moderada à forte entre o índice de CM obtido e o desempenho em tarefas de escrita e ditado de palavras terminadas em /R/. O contexto da pandemia pode ter influenciado o desempenho das crianças.</p>2024-06-04T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Estudos Linguísticos e Literários