https://periodicos.ufba.br/index.php/estudos/issue/feed Estudos Linguísticos e Literários 2024-09-28T23:38:01+00:00 Revista Estudos Linguísticos e Literários revell.ufba@gmail.com Open Journal Systems <p>Escopo: A Revista Estudos Linguísticos e Literários é vinculada aos programas de pós-graduação em Língua e Cultura (PPGLinC) e Literatura e Cultura (PPGLitCult) da UFBA. A Revista publica artigos e ensaios científicos, produzidos no âmbito dos estudos linguísticos ou literários, a partir de um cronograma semestral ou de chamadas para números temáticos amplamente divulgados. Os artigos ou ensaios devem ser originais e inéditos e devem ter parecer positivo de pelo menos dois pareceristas.<br />Area do conhecimento: Linguística, Letras e Artes<br />ISSN (online): 2176-4794 - Periodicidade: Quadrimestral </p> https://periodicos.ufba.br/index.php/estudos/article/view/64006 APRESENTAÇÃO 2024-09-28T06:48:13+00:00 Carlos Felipe Pinto cfcpinto@gmail.com Lívia Baptista liviarad@yahoo.com Mirella Márcia Longo Vieira Lima mirella@ufba.br 2024-09-28T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Estudos Linguísticos e Literários https://periodicos.ufba.br/index.php/estudos/article/view/59969 ESTUDOS DE LINGUA(GEM) E RACISMO 2024-03-20T23:18:48+00:00 Gabriel Nascimento gabriel.santos@csc.ufsb.edu.br Mauricio José Souza Neto mauricioj.s.neto@gmail.com Suellen Thomaz de Aquino Martins suellen.martins@gfe.ufsb.edu.br <p>Apresentação do dossiê Linguagem e Racismo.</p> 2024-09-28T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Estudos Linguísticos e Literários https://periodicos.ufba.br/index.php/estudos/article/view/64010 I JORNADA INTERNACIONAL DE ESTUDOS DE LINGUAGEM E RACISMO 2024-09-28T16:05:09+00:00 <p><em>A I Jornada Internacional de Estudos de Linguagem e Racismo, realizada entre os dias 06, 07 e 08 de dezembro de 2022 em Ilhéus-BA, discutiu politicamente os mais diversos temas que têm circulado na grande área de estudos de linguagem no Brasil e que tocam direta e indiretamente a expressão máxima do racismo no país. Esta carta, compilada, não como resultado finalístico desse encontro, mas como uma divulgação de uma série de agendas obtidas a partir dele, se propõe como uma minuta que compreende seus esforços.</em></p> 2024-09-28T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Estudos Linguísticos e Literários https://periodicos.ufba.br/index.php/estudos/article/view/59968 FIRST INTERNATIONAL CONFERENCE ON LANGUAGE STUDIES AND RACISM 2024-03-20T23:16:11+00:00 <p><em>The First International Conference on Language Studies and Racism, held between December 6th and 8th, 2022 in Ilhéus, Bahía (Brazil), politically discussed the most diverse themes that have been circulating in the broad area of language studies in Brazil and that directly and indirectly bear upon the gravest expressions of racism in the country. This letter, compiled not as a final result of that meeting, but as dissemination of a series of agendas drawn from it, is proposed as a draft that brings together efforts undertaken over its course.</em></p> 2024-09-28T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Estudos Linguísticos e Literários https://periodicos.ufba.br/index.php/estudos/article/view/55332 RACISMO E MEMÓRIA LINGUÍSTICA NO ENSINO SUPERIOR 2023-08-01T02:24:12+00:00 Carlos Maroto Guerola guerola@protonmail.com Maecia Santos Abade maeciasantos010@gmail.com <p>Este trabalho apresenta uma análise de textos de 25 estudantes negras de ensino superior. Busca-se nela interpretar a conexão entre os discursos a respeito de sua própria educação formal e desafios sintáticos e textuais para a compreensão leitora e a produção textual, identificáveis na análise, que as enunciadoras encaram de forma mais intensa e expressiva em decorrência dos sistemas de exclusão do racismo estrutural no Brasil. Esses sistemas buscam impedi-las de que possam tornar nitidamente apreensíveis as forças ilocucionárias dos enunciados que lêem e escrevem de modo a delimitar com precisão compreensões responsivas possíveis e atos perlocucionários intencionados. Os resultados apontam para a conveniência de pedagogias de memória linguística que abranjam a reflexão em torno de como polícias discursivas esperam e exigem que a sintaxe e a textualidade se manifestem na modalidade escrita, particularmente, porém não exclusivamente, nos gêneros da esfera acadêmica.</p> 2024-09-28T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Estudos Linguísticos e Literários https://periodicos.ufba.br/index.php/estudos/article/view/55138 LINGUAGEM, RACISMO E POLÍTICA: 2024-02-25T16:40:49+00:00 Renan Monezi Lemes renan.monezi@unemat.br <p>Este artigo tem como objetivo discutir as relações dialógicas existentes entre dois artigos de opinião que abordam a mesma temática, a Teoria Racial Crítica nos Estados Unidos da América. Para a realização deste trabalho<span style="text-decoration: line-through;">,</span> foram utilizadas as proposições teóricas de Bakhtin e o Círculo<span style="text-decoration: line-through;">,</span> com o intuito de subsidiarem as concepções de enunciado, discurso e ideologia. A metodologia utilizada foi bibliográfica com abordagem qualitativa. Nesse sentido, foi possível a identificação de um embate ideológico advindo de processos sócio-históricos que constituíram diferentes materializações enunciativas e, consequentemente, discursivas, dissolvendo o conceito de verdade e trazendo o protagonismo do sujeito-leitor no complexo plano dialógico de identificação ideológica.</p> 2024-09-28T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Estudos Linguísticos e Literários https://periodicos.ufba.br/index.php/estudos/article/view/55607 O RACISMO LINGUÍSTICO COMO BASE DA LÍNGUA PORTUGUESA 2023-08-28T21:47:49+00:00 Apolo Vincent Oliveira apolovincent@live.com Denise Maria Botelho mulhernegra@gmail.com <p>O presente artigo consiste em investigar a relação entre as estruturas formais da língua portuguesa e uma política de formação da consciência racial brasileira. Para tanto, o aspecto linguístico é analisado através de um comparativo entre formas gramaticais da língua portuguesa e da língua inglesa. Com o auxílio da perspectiva da língua enquanto objeto vivo (ILARI, 2006), os estudos sobre assujeitamento (Butler, 2017) são apresentados como elementares para construção do aspecto etnolinguístico das línguas sob análise. As análises linguísticas, alinhadas ao pensamento étnico-dissidente, apontam para a existência de uma relação entre as estruturas formais da língua portuguesa e o racismo linguístico, estabelecida enquanto política racial de base da língua portuguesa. </p> 2024-09-28T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Estudos Linguísticos e Literários https://periodicos.ufba.br/index.php/estudos/article/view/55610 UMA ANÁLISE DISCURSIVA ACERCA DOS ENREDAMENTOS ENTRE RACIALISMO, LINGUAGEM E WEB 2023-08-14T20:51:57+00:00 Bougleux Bomjardim da Silva Carmo bougleux.carmo@hotmail.com <p>Neste texto, apresento um <em>gesto de leitura</em> de postagens racistas em notícias na <em>Web</em>. Para tanto, ancoro as reflexões interpretativas na Análise do Discurso francesa pecheutiana, nos estudos linguísticos na interface discurso e racialidade (Barros, 2019; Modesto, 2018; 2021) e na teoria pós-colonial (Bhabha, 1998; Fanon, 2008). Metodologicamente, constituiu-se um <em>corpus</em> com 15 notícias entre 2018 e 2022 para <em>escuta analítica</em> (Herbert, 2015). Como resultado, posiciono a importância da performatividade da materialidade discursiva como argumento central mediante produção de uma posição-sujeito narcisicamente fraturada, fruto do racialismo estrutural. Destarte, têm-se atos de fala com sentidos de profunda neurose do discurso racialista, a constituição retórica da forma-sujeito nas virtualidades, subjetivação regressiva, estratégias de legitimação e proliferação de hierarquizações de raça.</p> 2024-09-28T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Estudos Linguísticos e Literários https://periodicos.ufba.br/index.php/estudos/article/view/55614 LETRAMENTO DIGITAL E DE REEXISTÊNCIA: 2024-02-25T15:53:13+00:00 Gabriele Valim Vargas gabrielevargas7@gmail.com Adail Sobral adail.sobral@gmail.com Karina Giacomelli karina.giacomelli@gmail.com <p>Este artigo busca investigar, do ponto de vista da concepção dialógica, o que a interação via Instagram, em páginas que privilegiam discussões e propostas referentes às culturas afro-brasileiras e africanas, propicia de aprendizagem sobre antirracismo e de que maneira essa aprendizagem se vincula aos chamados letramento digital e letramento de reexistência. Para isso, parte-se da pesquisa realizada em três perfis do Instagram: <em>Ativismo Negro</em>, <em>Pretitudes </em>e <em>Precisamos falar de racismo</em>, a fim de esclarecer se essa plataforma de mídia social tem possiblidades de influenciar a aprendizagem sobre antirracismo, considerando, para alcançar esse objetivo, autores do campo da Análise Dialógica do Discurso, da educação antirracista, do letramento digital e dos fundamentos do letramento de reexistência. Nesse sentido, a análise demonstrou que esses sites cumprem sua proposta de mostrar a voz desses povos, buscando instigar muitos interlocutores, inclusive estudantes, a conhecerem melhor as culturas afro-brasileiras, podendo contribuir, desse modo, para uma educação antirracista.</p> 2024-09-28T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Estudos Linguísticos e Literários https://periodicos.ufba.br/index.php/estudos/article/view/55648 PRETUGUÊS 2024-03-20T22:02:51+00:00 Sávio da Silva Santos Oliveira blackoutsavio@gmail.com <p>Este artigo almeja elucidar e discutir as estratégias linguísticas utilizadas na transmissão de saberes da tradição oral afro-brasileira presentificadas nas canções de capoeira. Para tanto, como pesquisa de caráter qualitativo, destacadamente composta por revisão bibliográfica, tomamos de <em>corpus</em> a oralitura “Quero ver dendê”, composta pelo Mestre Boa Voz. Desse modo, colaboramos nos desdobramentos do conceito de pretuguês (González, 1988) ao discutirmos o apagamento perpetuado pelo racismo a partir do genocídio (Nascimento, 1978), do epistemicídio (Carneiro, 2005) e do linguicídio (Nascimento, 2023). Ao pautarmos o tácito papel da linguagem como basilar estratégia nas dinâmicas de (re)organização do movimento negro organizado, como é a capoeira, acentuamos a necessidade de pensamos dispositivos culturais como instrumentos linguísticos do pretuguês.</p> 2024-09-28T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Estudos Linguísticos e Literários https://periodicos.ufba.br/index.php/estudos/article/view/54027 “EU SOU A TEACHER”: 2023-06-12T23:44:30+00:00 Maria Carolina Almeida de Azevedo almeida.azevedo_carolina@hotmail.com Luiz Fernandes de Oliveira axeluiz@gmail.com <p>O presente artigo objetiva trazer reflexões sobre a identidade racial de professores/as brancos/as de inglês na educação brasileira. Diante do encontro entre os conceitos de identidade (Silva, 2000), raça e racismo, branquitude e identidade racial branca (Diangelo, 2018; Schucman, 2014), discorreremos sobre como estes estarão presentes na representação da língua inglesa para o imaginário social, no ensino do idioma, e de que forma a identidade racial deste/a professor/a branco/a tecerá relações com o processo de ensino e aprendizagem de alunos/as negros/as e brancos/as. Por meio de uma análise explicativa, o artigo deseja colaborar com meios de reformulação de uma educação outra e contribuir com as pesquisas no campo dos estudos raciais no ensino de línguas.</p> 2024-09-28T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Estudos Linguísticos e Literários https://periodicos.ufba.br/index.php/estudos/article/view/55629 LETRAMENTO LITERÁRIO RACIAL CRÍTICO NAS AULAS DE INGLÊS: 2024-03-05T14:31:36+00:00 Marcela Gonzaga marcelafgonzaga@gmail.com <p>Esta pesquisa está inserida na área da Linguística Aplicada e vem fazer coro aos estudos que alinham ensino e aprendizagem de Língua Inglesa e identidade negra. A pesquisa buscou compreender de que maneira estudantes negros brasileiros do Ensino Médio de uma escola pública de Minas Gerais (des)constroem suas identidades quando expostos às práticas de Letramento Racial Crítico (Ferreira, 2012a; 2012b; 2014; 2015; Santos; Santos; El Kadri, 2021) em aulas de Língua Inglesa, tendo como suporte linguístico o texto literário <em>I know why the caged bird sings</em>. O estudo se configura como qualitativo de modalidade ação-colaborativa (Pimenta, 2005; Thiollent, 2011). O <em>corpus</em> foi gerado a partir de questionários, entrevistas semiestruturadas, notas de campo e conversas informais. A partir da análise discursivas (Pêcheux, 2015; Orlandi, 2005) dos dizeres dos estudantes, foi possível depreender momentos de identificação com a história de vida da escritora no contexto estrangeiro dos EUA.</p> 2024-09-28T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Estudos Linguísticos e Literários https://periodicos.ufba.br/index.php/estudos/article/view/55063 POLÍTICAS AFIRMATIVAS NO CONTEXTO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA ESPANHOLA 2024-03-18T23:48:09+00:00 Fernanda Cristina da Silva Oro Ghiberto fernandacristina8@hotmail.com Valeska Gracioso Carlos vgcarlos@uepg.br <p>Este artigo pretende fazer uma reflexão sobre a importância da <em>Lei 10639/03 (11645/06) </em>na formação dos professores de Língua Espanhola, uma breve discussão sobre o ensino desta Língua no Brasil e apresentar algumas possibilidades de se trabalhar as questões étnico-raciais nas aulas de Língua. Tendo em vista que desenvolver na formação docente a capacidade de perceber as relações de poder implícitas e/ou explícitas nos discursos e entender que a língua pode ser uma ferramenta poderosa para a manutenção ou transformação dessas relações de poder é que esta discussão se faz necessária. A metodologia deste estudo é baseada em pesquisa bibliográfica, com uma análise crítica das obras de Couto e Jovino (2013), Couto (2018), Enevan (2018), Almeida (2022), entre outros. Foram selecionadas fontes que abordam a formação de professores, políticas afirmativas e ensino de línguas a partir de uma perspectiva crítica e antirracista. As fontes foram analisadas quanto à sua relevância, consistência teórica e contribuições para o tema. Concluímos que trazer à aula reflexões sobre os vários espanhóis existentes e reais por meio de temáticas norteadoras, como, o espanhol da comunidade palenquera e/ou cultura afro-latina no Peru e Argentina são a saída para que haja aplicabilidade real e efetiva da lei.</p> 2024-09-28T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Estudos Linguísticos e Literários https://periodicos.ufba.br/index.php/estudos/article/view/57030 O RECONTO ORAL E A COMPREENSÃO EM LEITURA 2024-03-05T03:00:51+00:00 Giseli Cordeiro da Silva giseli.neuropsico@gmail.com Luciane Baretta barettaluciane@gmail.com <p>Os dados de avaliações que mensuram a compreensão leitora de escolares do Ensino Fundamental e Médio apontam para níveis insatisfatórios evidenciando o fato de que o ensino da leitura e sua compreensão necessitam de um olhar ainda mais atento. Assim, a partir de uma abordagem qualitativa, buscou-se uma reflexão sobre o conhecimento dos principais processos e fatores que influenciam a leitura e sua relação com o Reconto Oral, um instrumento já consolidado para avaliação da compreensão em leitura. Com este procedimento bem-organizado e planejado, o leitor pode alcançar níveis de compreensão mais aprofundados, pois esse instrumento possibilita uma maior interação com o texto conduzindo o leitor ao nível da leitura autônoma e crítica. A aplicação do Reconto Oral de forma planejada a se observar os fatores influentes na compreensão leitora contribui para que os professores consigam observar as habilidades e dificuldades em leitura e, por consequência, direcionar seus planejamentos contribuindo com os escolares a fim de evoluir na compreensão de um texto.</p> 2024-09-28T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Estudos Linguísticos e Literários https://periodicos.ufba.br/index.php/estudos/article/view/58996 PÓS-MÉTODO E CULTURA NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE ITALIANO/LE 2024-03-05T02:22:11+00:00 Wellington de Jesus Neves Rodrigues wjnrodrigues@gmail.com <p>O presente artigo discorre sobre alguns questionamentos e algumas reflexões iniciais a respeito da cultura no ensino-aprendizagem de italiano como língua estrangeira pelo viés da Pedagogia Pós-Método, elaborada por Kumaravadivelu, que tem em seu cerne um compromisso didático, mas, também, – e por isso mesmo o seu diferencial – um compromisso político. De caráter bibliográfico e exploratório, a discussão buscou, ainda, verificar uma possível aplicabilidade da referida pedagogia a partir de uma atividade presente na seção cultural de uma unidade didática do manual <em>Nuovissimo Progetto Italiano 1</em>, da editora Edilingua. Os resultados parciais demonstraram que é possível aplicar o Pós-Método em sala de aula, desde que docentes e discentes façam uso de outros insumos, já que o vocabulário do manual se mostrou insuficiente para atingir este fim.</p> 2024-09-28T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Estudos Linguísticos e Literários https://periodicos.ufba.br/index.php/estudos/article/view/58925 O CONTO COMO MEDIADOR DA ORALIDADE EM NÍVEIS BÁSICOS NO ENSINO DA LÍNGUA ESPANHOLA 2024-06-10T11:47:16+00:00 Érika Dias figueiredoerikadias@gmail.com Tatiana Castedo tatiana.castedo@ifpb.edu.br <p>Este trabalho trata dos contos como mediador da oralidade em níveis básicos no ensino da língua espanhola. O objetivo do estudo é desenvolver a destreza oral em níveis básicos de proficiência em espanhol a partir da exposição dos alunos à escuta de contos. Para empreender o estudo, pautamo-nos em teorias que respaldam a pesquisa, como as contribuições sobre o ensino e aprendizagem do espanhol como língua estrangeira, segundo (Gargallo, 2010); (Gómez, 2003), no que tange à teoria relativa à expressão oral; (Baralo, 2011) e (Krashen, 1981), com o aporte teórico referente à aquisição de segundas línguas e, no tocante à abordagem comunicativa e o enfoque por tarefas, valemo-nos de estudos de (Campos, 2009) e (Bygate, 2001), respectivamente. O <em>corpus</em> desta pesquisa se baseia no conto “Lola”, da Editora Edelsa, a fim de estimular a prática oral do público alvo em questão, a partir de atividades propostas que corroboram a nossa hipótese ao verificar que propiciam terreno fértil para o uso da língua espanhola. </p> 2024-09-28T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Estudos Linguísticos e Literários https://periodicos.ufba.br/index.php/estudos/article/view/55474 A CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA PODE SER CONSIDERADA COMO UM PREDITOR DO APRENDIZADO? 2024-04-02T03:59:51+00:00 Luise Rebouças Leite Leal dos Santos luiseleal500@gmail.com Ronei Guaresi roneiguaresi@uesb.edu.br <p>Pesquisas contemporâneas vêm mostrando substancial relevância da Consciência Fonológica na aprendizagem inicial da leitura e da escrita. A aprendizagem dessas competências exige capacidades explícitas de reflexão da fala, ou seja, que o indivíduo seja capaz de perceber que as palavras orais são constituídas por uma sucessão de componentes fonológicos. Partindo desse pressuposto, o presente estudo tem como objetivo avaliar o potencial preditor da Consciência Fonológica para o aprendizado inicial da leitura e da escrita, particularmente de seus componentes Silábico e Fonêmico, aspecto em geral não contemplados pelos estudos revistos. Participaram desse estudo cinco turmas de escolares dos anos iniciais do Ensino Fundamental I, de três escolas municipais no Município de Vitória da Conquista. Para investigar o objetivo proposto, todos os participantes foram submetidos à avaliação do nível Consciência Fonológica no início do 1º ano e, um ano após, do desempenho em leitura e em escrita. Em consonância com os estudos revisados, os resultados encontrados confirmam um moderado potencial preditor da Consciência Fonológica (0,518 p&lt;0,001) em seus níveis Silábico (0,490 p&lt;0,001) e Fonêmico (0,464 p&lt;0,001) para o aprendizado inicial da leitura e da escrita.</p> 2024-09-28T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Estudos Linguísticos e Literários https://periodicos.ufba.br/index.php/estudos/article/view/55523 AS INTERFACES ENTRE LINGUAGEM E EMOÇÃO: 2024-06-11T01:05:54+00:00 Thuany Teixeira de Figueiredo teixeira.thu@gmail.com Leonardo Gomes Bernardino lgbernardino@ufu.br <p>O presente trabalho aborda as emoções mistas e sua relação com a linguagem. O objetivo principal é analisar as características de trabalhos realizados sobre o fenômeno e as questões linguísticas relacionadas a ele. Uma emoção mista é um estado emocional que compreende duas emoções diferentes, como se sentir feliz e triste ao mesmo tempo. A perspectiva teórica adotada baseia-se nos trabalhos de Damásio (2018), de Waal (2021), Foolen (2016), Larsen <em>et al.</em> (2001) e Vaccaro <em>et al.</em> (2020). Metodologicamente, realizamos um levantamento bibliográfico acerca das pesquisas sobre emoções mistas nos últimos 30 anos. Os resultados indicam que: há diferentes estímulos e tarefas utilizados nas pesquisas; o intervalo etário mais pesquisado é entre os 4 e 11 anos; a combinação emocional mais investigada é “feliz e triste”; as palavras “feliz” e “triste” são mais frequentes do que <em>blends</em> linguísticos.</p> 2024-09-28T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Estudos Linguísticos e Literários https://periodicos.ufba.br/index.php/estudos/article/view/59633 DEITICIDADE E MORFOSSINTAXE DE DEMONSTRATIVOS NO KIMBUNDU: 2024-03-05T01:49:11+00:00 Ramon Arend Paranhos ramon.arend@gmail.com <p>Neste estudo, faço a análise das interpretações do uso de demonstrativos em duas em duas gramáticas do kimbundu: Dias (1667); e Chatelain (1889). Assumo Lyons (1999), Diessel (1999), Guardiano (2009) e Levinson (2018) para descrever as propriedades semânticas, pragmáticas e morfossintáticas de demonstrativos. Parti da hipótese de que as duas gramáticas teriam descrições semelhantes, mas identifico a existência de divergências em relação à quantidade e às oposições de demonstrativos. Essas divergências podem ser explicadas principalmente por fatores extralinguísticos, como a percepção ou importância do fenômeno; o desenvolvimento de técnicas de impressão, de caracterização gramatical e de evolução dos estudos científicos; e objetivo da produção das gramáticas. Fatores intralinguísticos, como mudança e variação, não são conclusivos.</p> 2024-09-28T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Estudos Linguísticos e Literários https://periodicos.ufba.br/index.php/estudos/article/view/55618 DISTRIBUIÇÃO DE SONS RÓTICOS EM VARIEDADES DO PORTUGUÊS EM PAÍSES AFRICANOS 2023-09-12T12:08:08+00:00 Luísa Boaventura luisasboaventura@gmail.com Maria Cantoni mmcantoni@gmail.com <p>Este estudo buscou avaliar a distribuição dos róticos de cinco variedades africanas de português (Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe), além de determinar semelhanças e diferenças com as variedades do português europeu e brasileiro, por meio da análise acústica de 18 entrevistas sociolinguísticas. Observou-se que o sistema dos róticos nas variedades analisadas se assemelha ao europeu, mas difere pela ocorrência de (1) tepe em todos os contextos fonológicos, inclusive início de palavra; (2) fricativa em coda em Cabo Verde; (3) variação entre vibrantes, fricativas velares e uvulares em início de palavra em Angola; (4) vogal de apoio em encontros consonantais e em coda; (5) apagamento do rótico final em São Tomé e Príncipe. A multiplicidade de variantes e a ocorrência pervasiva do tepe podem ser um indício de mudança para um sistema de único rótico.</p> 2024-09-28T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Estudos Linguísticos e Literários https://periodicos.ufba.br/index.php/estudos/article/view/56228 EL PAPEL DE LA PARTÍCULA DISCURSIVA ENTONCES DEL ESPAÑOL EN LAS NARRACIONES ORALES DE ESTUDIANTES BRASILEÑOS DE ELE 2023-09-12T11:50:58+00:00 Antonio Messias Nogueira antonio.nogueira@ufba.br <p>En este estudio, se analizan los valores semántico-pragmáticos de la partícula discursiva <em>entonces</em> del español en las narraciones orales de estudiantes brasileños de ELE, con vistas a describir sus funciones, en este género textual, en tanto cuanto partícula argumentativa y metadiscursiva. El corpus en que nos basamos para realizar ese análisis se constituye de una muestra representativa de un total de 47 narraciones orales de aprendices brasileños de ELE, con un nivel B2. Se trata de una investigación que se enmarca en el terreno de la lingüística pragmática o pragmagramática y que, más concretamente, se basa en los estudios de Greenbaum (1969) adaptados por Domínguez García (2010), que plantean una clasificación para los tipos adverbiales – grupo de los adverbios conjuntos y de adverbios adjuntos. Los resultados de este estudio apuntan a que, en el corpus analizado, <em>entonces</em> se muestra, predominantemente, como conector argumentativo (se inscribe dentro del grupo de los adverbios conjuntos) y como conector metadiscursivo (en este caso, se inscribe dentro del grupo de los adverbios adjuntos); funciones estas que contribuyen a la construcción del sentido del género textual narración oral.</p> 2024-09-28T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Estudos Linguísticos e Literários https://periodicos.ufba.br/index.php/estudos/article/view/56248 O SISTEMA DE TRANSITIVIDADE SOB A ÓTICA DA LINGUÍSTICA SISTÊMICO-FUNCIONAL: 2024-04-02T03:50:36+00:00 Milena Lopes Daltio milenadaltio@gmail.com Gesieny Laurett Neves Damasceno gesieny@yahoo.com.br <p>Sob a ótica da Linguística Sistêmico-Funcional, o principal objetivo deste estudo é relacionar a utilização das Circunstâncias em Processos Materiais (que expressam <em>fazer</em> e <em>acontecer</em>), feita no âmbito do sistema de transitividade, aos propósitos comunicativos do gênero notícia jornalística, fundamentando-se em Halliday (1979), Halliday (1994), Halliday e Matthiessen (2004) e Martin e Rose (2008). O resultado da análise do <em>corpus</em>, composto por 30 notícias jornalísticas do século XIX, coletadas no banco de dados VARPORT/UFRJ, demonstrou que 82,6% das Circunstâncias identificadas estão relacionadas a Processos Materiais, e que, desse total, 61,4% se relacionam diretamente aos processos do <em>acontecer</em>. Esses percentuais apontam para uma importante diferença no que diz respeito ao foco de informação dos Processos Materiais do <em>fazer</em> e do <em>acontecer</em> nas notícias analisadas.</p> 2024-09-28T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Estudos Linguísticos e Literários https://periodicos.ufba.br/index.php/estudos/article/view/59263 VARIAÇÃO LINGUÍSTICA, AQUISIÇÃO/APRENDIZAGEM E ENSINO DO OBJETO ACUSATIVO ANAFÓRICO NA LÍNGUA ESPANHOLA 2024-03-05T01:26:11+00:00 Adriana Simões adri.msimoes@hotmail.com <p>O objetivo deste trabalho é apresentar os resultados de nossas pesquisas sobre a variação linguística na língua espanhola no âmbito do objeto acusativo anafórico (Simões, 2015, 2022), apresentar os resultados de González (1994) e Simões (2010) sobre o processo de aquisição/aprendizagem dessa área da gramática por falantes brasileiros e tecer reflexões sobre o seu ensino. Tendo em vista as perspectivas teóricas gerativa (Chomsky, 1981, 1986) e sociolinguística (Labov, 2008; Weinreich, labov e herzog, 2009), realizamos um estudo das variedades de espanhol de Madri e Montevidéu sobre a expressão do objeto acusativo anafórico a partir da análise de entrevistas orais. Constatamos a possibilidade de objetos nulos menos restringidos nas variedades de espanhol de Madri e Montevidéu e comparamos as tendências encontradas com o português brasileiro. A melhor descrição dessas construções em variedades da língua espanhola, bem como os resultados sobre o processo de aquisição/aprendizagem do espanhol por falantes brasileiros, nos permitem pensar estratégias para promover uma reflexão sobre o ensino dessa área da gramática. </p> 2024-09-28T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Estudos Linguísticos e Literários https://periodicos.ufba.br/index.php/estudos/article/view/54108 A INQUIETANTE ESTRANHEZADE UM CORPO EM O CORPO EM QUE NASCI DE GUADALUPE NETTEL 2023-10-09T02:58:05+00:00 Flávia Andréa Rodrigues Benfatti escritoriorevisao@gmail.com <p>Este artigo discute as inquietações vividas por uma narradora ao não sentir habitar o corpo em que nasceu. O romance<em> O corpo em que nasci</em> de Guadalupe Nettel (2013) expõe os conflitos de uma menina que passa a infância e a adolescência, em crise, com um olho deficiente e as costas encurvadas, sentindo a estranheza desse corpo. Problematiza-se, neste texto, o impacto da colonialidade na configuração de corpos abjetos dentro da Matriz Colonial de Poder (MCP), relegando esses corpos à invisibilidade social. Adentro essa discussão na perspectiva de teóricos como Mignolo (2018), Hooks (2020), Lugones (2019). O objetivo deste artigo é, portanto, refletir sobre como a corporeidade, construção ocidental cristã eurocentrada, interfere na subjetividade do indivíduo e na forma depreciativa com que, muitas vezes, se enxerga havendo a necessidade de repensar essa visão a fim de descolonizá-la.</p> 2024-09-28T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Estudos Linguísticos e Literários https://periodicos.ufba.br/index.php/estudos/article/view/54078 CLARICE LISPECTOR: 2023-11-04T21:02:05+00:00 Luiz Lopes luigilopes@gmail.com <p>O presente artigo pretende efetuar uma leitura do primeiro romance de Clarice Lispector <em>Perto do coração selvagem</em> a partir de um diálogo entre literatura e filosofia. Tomamos como ponto de partida as relações entre a literatura de Clarice Lispector e a filosofia trágica de Friedrich Nietzsche para demonstramos como no romance inaugural a escritora brasileira constrói um universo relacionado ao pensamento trágico que afirma o corpo, o não-saber e a vida como devir. Não se trata de ler o texto literário como romance filosófico, mas, pelo contrário, como texto pensante. Em um primeiro movimento da leitura, defendemos como o romance possui como uma de suas linhas de força o elogio ao sensível e, em seguida, pensamos a noção de suavidade como outra linha de força também relacionada ao saber trágico.</p> 2024-09-28T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Estudos Linguísticos e Literários https://periodicos.ufba.br/index.php/estudos/article/view/53926 LA FORMA ROMANZO IN VERGA E D’ANNUNZIO 2024-09-26T22:17:37+00:00 Fabrizio Rusconi fabriziorusconi@gmail.com <p>con questo articolo ci si è riproposto di mettere a confronto due romanzi italiani entrambi usciti per lo stesso editore nello stesso anno. I due romanzi sono, rispettivamente, <em>Il Piacere </em>di Gabriele d’Annunzio e il <em>Mastro-don Gesualdo</em> di Giovanni Verga. Il confronto tra due autori, seppur così diversi, mostra come lo stesso genere letterario, il romanzo appunto, possa dar voce a sensibilità diversissime espresse narratologicamente dal narratore. Ad esso infatti è affidata, nel romanzo, la funzione di veicolare assieme al punto di vista e alla lingua anche una precisa ideologia e visione del mondo. Il confronto tra i due testi si prefigge, attraverso l’analisi linguistica e narratologica, di mostrare le implicazioni del narratore, della sua prospettiva e della sua lingua, quindi la sua posizione rispetto ai personaggi e alla storia narrata. Vedremo come spesso l’utilizzo delle stesse tecniche sia impiegato con finalità non coincidenti a seconda della concezione estetica implicata. </p> 2024-09-28T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Estudos Linguísticos e Literários https://periodicos.ufba.br/index.php/estudos/article/view/53335 LITERATURA NA ESCOLA: 2023-11-16T20:25:58+00:00 JULIA DAS NEVES MATEUS julia_neves_tb@hotmail.com Chirley Domingues chirley.domingues@yahoo.com <p>O artigo resulta de uma pesquisa de mestrado que buscou compreender em que medida as propostas de leitura literária realizadas no âmbito do <em>Confraria Literária</em>, projeto de extensão desenvolvido no Colégio de Aplicação da UFSC, possibilitaram aos seus partícipes um contato efetivo com a literatura resultando na formação de leitores literários. Para tanto, realizamos uma análise documental dos materiais disponíveis no acervo memorialístico do projeto (cartazes, fotografias e textos escritos). O recorte apresenta os resultados da análise documental, em diálogo com o aporte teórico que inclui Cosson (2021), Rouxel (2013), Rezende (2013) e Zilberman (2012). Como resultados destacamos que o <em>Confraria</em> <em>Literária </em>possibilitou um contato efetivo dos confrades com a literatura, contribuindo, sobretudo, para a formação de uma comunidade de leitores e para a ampliação do repertório de leitura desses.</p> 2024-09-28T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Estudos Linguísticos e Literários