[ENCERRADA] CHAMADA PARA VOLUME ESPECIAL 2022.1

2021-05-07

A partir dos anos 1990, o ensino de espanhol no Brasil toma, pelo menos teoricamente, novas dimensões e novos rumos uma vez que passa a ser justificado pelo contexto da integração regional considerando que o Brasil era o único país do bloco que não tinha o espanhol como língua oficial. Nesse contexto de integração, Zolin-Vesz (2013) diz:

“Por isso, penso que a questão ética da visibilidade dos países da América Latina seja o ponto principal a ser resguardado. Afinal de contas, que sentido teria a homologação de uma lei que obriga a oferta da língua espanhola nas escolas em nosso país, a não ser que o objetivo se case com o fortalecimento da integração regional, principalmente no sentido de dotar um papel político ao ensino do espanhol na educação brasileira – o de elemento de integração regional?” (ZOLIN-VESZ, 2013, 61)

Dessa forma, a chamada deste volume especial que aqui se apresenta tem a finalidade de convidar pesquisadores do Brasil e exterior a enviarem trabalhos que discutam a temática a partir de algumas das seguintes perspectivas: a) políticas linguísticas no contexto do MERCOSUL; b) ideologias linguísticas no contexto do MERCOSUL; c) estudos linguísticos sobre a história e atualidade do espanhol americano; d) diversidade linguística do espanhol e ensino da língua no Brasil no âmbito da integração regional; e) interculturalidade e ensino de espanhol no contexto da integração regional; f) análises sobre o ensino do espanhol no Brasil no contexto da integração regional; g) formação de professores e currículo dos cursos de Licenciatura no contexto da integração regional; h) ensino das literaturas hispano-americanas no contexto da integração regional; i) estudos decolonais e ensino de espanhol no Brasil no contexto da integração regional.

OBS: Os trabalhos que não se inserirem explicitamente no contexto do ensino de espanhol no Brasil no âmbito da integração regional, exceto os de descrição do espanhol americano, poderão ser recusados.

Início das submissões: 01 de setembro de 2021.
Final das submissões: 31 de dezembro de 2021.

Publicação: 1º semestre de 2022.