Formação de professores e inclusão escolar: desafios na perspectiva do PET conexões de saberes da UFTM
DOI:
https://doi.org/10.9771/re.v14i1.65005Palavras-chave:
Educación inclusiva; Formación de profesores; Autismo; Conexiones de conocimiento PET.Resumo
A inclusão escolar de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) representa um desafio para a formação docente, exigindo disposições teóricas e práticas para lidar com a diversidade educacional. Este estudo investigou como acadêmicos do Programa de Educação Tutorial (PET) “Conexões de Saberes Ciências da Natureza e Matemática” da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) percebem sua formação para atuar na educação inclusiva. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com abordagem descritiva, realizada por meio de questionários e análise de conteúdo. Os resultados indicam lacunas na formação inicial dos futuros docentes, evidenciando a necessidade de maior ênfase na inclusão escolar nos cursos de licenciatura. Os resultados evidenciam a necessidade de aprimorar a formação inicial dos professores para que estejam preparados para a inclusão escolar de alunos com TEA. A ausência de capacitação específica nos cursos de licenciatura limita a atuação docente e reforça a importância de iniciativas como o PET “Conexões de Saberes” na sensibilização para essa temática. Conclui-se que a universidade deve ampliar suas ações formativas, integrando teoria e prática, de modo a garantir que os futuros professores desenvolvam competências para promover uma educação inclusiva.
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