Cartografando professores-artistas em um Instituto Federal: pesquisa entre saberes, práticas e subjetividades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/re.v14i1.64915

Palavras-chave:

Ensino de Arte. Professores-Artistas. Educação Profissional e Tecnológica. Metodologia Cartográfica, Art Education. Teacher-Artists. Professional and Technological Education. Cartographic Methodology, Enseñanza de Arte. Profesores-Artistas. Educación Profesional y Tecnológica. Metodología Cartográfica

Resumo

Este artigo compõe uma pesquisa de doutorado que busca entender como diferentes modos de atuação de professores de Arte contribuem com a compreensão do papel da Arte na Educação Profissional e Tecnológica proposta pelos Institutos Federais. Objetivando valorizar as práticas de Professores-Artistas que atuam em territórios de ensino, pesquisa e extensão, conectando as dimensões ética, estética, política, cultural e afetiva na formação integral e na produção artística atual, traz a complexidade como base epistemológica e a investigação cartográfica como metodologia de pesquisa. Concentra na observação, na entrevista semiestruturada e em registros imagéticos os instrumentos de construção de dados, cujas análises têm ocorrido conforme as práticas discursivas dos sujeitos, conjugando relatos dos participantes, percepções e produções visuais da pesquisadora. Inicialmente exploramos os
termos que nomeiam os sujeitos na pesquisa como pistas que indicam as vivências com a Arte ao longo da vida, a especificidade da linguagem artística de formação superior, as experiências com a docência em Arte e as experimentações com uma prática artística e poética autoral/ pessoal como fatores significativos para uma atuação enquanto Professor-
Artista. Amparadas em conceitos advindos das Filosofias da Diferença, as discussões empreendidas apontam para a importância de sustentar a complexidade, a diferença e a singularidade como aportes conceituais, metodológicos e artísticos coerentes com o objetivo da pesquisa. Consideramos que as práticas docentes conectadas à produção artística
autoral/pessoal do professor de Arte enquanto Professor-Artista potencializam a atuação profissional, contribuindo efetivamente e de modos diversos para valorizar e fortalecer o ensino da Arte na Educação Profissional e Tecnológica.

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Biografia do Autor

Narciso Telles, Universidade Federal de Uberlândia

Narciso Larangeira Telles da Silva. Graduação em História (UFRJ), Mestrado e Doutorado em Teatro (UNIRIO), Pós-Doutorado em Teatro (UDESC, 2012 e Universidad Autônoma Metropolitana/Universidad Cartilha de la Mancha, 2017) – Programa Estágio Sênior/CAPES. Professor do Curso de Teatro, do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC), PROF.ARTES e Educação na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Pesquisador do CNPq e do Grupo de Pesquisa GEAC/UFU. http://lattes.cnpq.br/7159513683604358.

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Publicado

2025-06-27

Como Citar

de Sousa, M. M., & Larangeira Telles da Silva, N. . (2025). Cartografando professores-artistas em um Instituto Federal: pesquisa entre saberes, práticas e subjetividades. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 14(1). https://doi.org/10.9771/re.v14i1.64915