LITERATURA DE CORDEL NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE DE FAMÍLIAS PARA PREVENÇÃO DE ÚLCERAS POR PRESSÃO

Autores

  • Elen Alcântara da Silva Universidade Estadual de Feira de Sntana
  • Danielle Oliveira Ramos Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Evanilda Souza de Santana Carvalho Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Israel Vinicius Amorim Santos Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Luciano Marques dos Santos Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Edna Maria de Araújo Universidade Estadual de Feira de Santana

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v27i3.8589

Palavras-chave:

Úlcera por Pressão, Comunicação em Saúde, Educação em Saúde, Cuidados de Enfermagem, Literatura.

Resumo

Relato de experiência que descreve o processo de construção de material educativo em forma de folhetos de cordel, cujo objetivo principal foi estimular a leitura entre os familiares de pessoas hospitalizadas, de textos sobre a promoção de cuidados com enfoque na prevenção das úlceras por pressão. Ao apreender a realidade experienciada pelas famílias durante a hospitalização, observou-se a dificuldade de comunicação entre bolsistas e usuários devido à linguagem técnica comumente utilizada, evidenciando a necessidade de criar estratégias para oferecer informações de forma compreensível para assimilação de conteúdos sobre a prevenção de úlceras por pressão. Assim, foram elaboradas narrativas para folhetos de literatura de cordel para apresentar aspectos relacionados ao problema, valorizando a adoção de comportamentos para promoção da saúde e prevenção de úlceras por pressão, protagonizadas por personagens que tivessem aproximação com o perfil das famílias usuárias do hospital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elen Alcântara da Silva, Universidade Estadual de Feira de Sntana

Discente em Enfermagem pela Universidade Estadual de Feira de Santana. Voluntária do Projeto Pele Sã: Estudos e práticas multidisciplinares de cuidado às pessoas acometidas ou sob o risco de desenvolver úlceras por pressão, e suas famílias, no HGCA.

Danielle Oliveira Ramos, Universidade Estadual de Feira de Santana

Discente em Enfermagem pela Universidade Estadual de Feira de Santana. Voluntária do Projeto Pele Sã: Estudos e práticas multidisciplinares de cuidado às pessoas acometidas ou sob o risco de desenvolver úlceras por pressão, e suas famílias, no HGCA.

Evanilda Souza de Santana Carvalho, Universidade Estadual de Feira de Santana

Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia. Docente do Departamento de Saúde da Universidade Estadual de Feira de Santana.

Israel Vinicius Amorim Santos, Universidade Estadual de Feira de Santana

Discente em Enfermagem pela Universidade Estadual de Feira de Santana. Bolsista do Projeto Pele Sã: Estudos e práticas multidisciplinares de cuidado às pessoas acometidas ou sob o risco de desenvolver úlceras por pressão, e suas famílias, no HGCA.

Luciano Marques dos Santos, Universidade Estadual de Feira de Santana

Enfermeiro. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia. Docente do Departamento de Saúde da Universidade Estadual de Feira de Santana.

Edna Maria de Araújo, Universidade Estadual de Feira de Santana

Enfermeira. Pós-Doutora pela University of North Carolina at Chapel Hill. Docente do Departamento de Saúde da Universidade Estadual de Feira de Santana.

Publicado

2014-07-30

Como Citar

Silva, E. A. da, Ramos, D. O., Carvalho, E. S. de S., Santos, I. V. A., Santos, L. M. dos, & Araújo, E. M. de. (2014). LITERATURA DE CORDEL NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE DE FAMÍLIAS PARA PREVENÇÃO DE ÚLCERAS POR PRESSÃO. Revista Baiana De Enfermagem‏, 27(3). https://doi.org/10.18471/rbe.v27i3.8589

Edição

Seção

Artigo Original