CULTURA DE SEGURANÇA DO PACIENTE EM TERAPIA INTENSIVA: REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

  • Nathália Dantas Farias Kruschewsky Universidade Estadual de Feira de Santana. Feira de Santana, Bahia, Brasil.
  • Kátia Santana Freitas Universidade Estadual de Feira de Santana. Feira de Santana, Bahia, Brasil.
  • Aloísio Machado da Silva Filho Universidade Estadual de Feira de Santana. Feira de Santana, Bahia, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v35.37164

Resumo

Objetivo: identificar o conhecimento produzido na literatura sobre a cultura de segurança do paciente em cuidados intensivos. Método: trata-se de uma revisão integrativa fundamentada no referencial teórico de Whittemore e Knaf, realizada nos portais PubMed, Biblioteca Virtual da Saúde (BVS) e Scientific Electronic Library Online (SciELO), mediante cruzamento dos descritores “organizational culture”, “patient safety”, e “intensive care units”, por meio do operador booleano “AND”, totalizando 22 publicações. Resultados: foram identificadas três categorias de evidências: instrumentos para avaliação da cultura de segurança do paciente, fortalezas e fragilidades da cultura de segurança do paciente em terapia intensiva, cultura de segurança do paciente em terapia intensiva e fatores associados. Conclusão: as publicações demonstraram o quanto é difícil construir uma cultura de segurança local, já que nenhuma apresentou uma cultura de segurança do paciente positiva. Entretanto, foram demonstrados fatores associados à cultura de segurança, nos quais é possível intervir para melhor efetivá-la. Descritores: Unidades de Terapia Intensiva. Segurança do Paciente. Cultura Organizacional.ta a realização de estudos para conhecer mais determinantes da cultura de segurança e aprofundar o conhecimento dos que já foram demonstrados.

 

Descritores: Unidades de Terapia Intensiva. Segurança do paciente. Cultura organizacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nathália Dantas Farias Kruschewsky, Universidade Estadual de Feira de Santana. Feira de Santana, Bahia, Brasil.

Graduada em Enfermagem pela Universidade Estadual de Santa Cruz e pós-graduada em Enfermagem Intensiva, sob a forma de residência, pela Universidade Federal da Bahia. Mestre em Enfermagem pela Universidade Estadual de Feira de Santana. Atualmente, Enfermeira da UTI Cirúrgica do Hospital Cardio Pulmonar da Bahia. Pesquisadora do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas e Estudos em Saúde.

Kátia Santana Freitas, Universidade Estadual de Feira de Santana. Feira de Santana, Bahia, Brasil.

Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Estadual de Feira de Santana (1999) , especialização com residência em Enfermagem em Terapia Intensiva pela Universidade Federal da Bahia (2001), mestrado pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (2005). Doutora pelo Programa de pós graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Bahia (2011). Pós-doutorado pelo Instituto de Medicina Social da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (2017). Atualmente Professora Adjunto B do Departamento de Saúde da Universidade Estadual de Feira de Santana. Na docência da graduação atua na área de Terapia intensiva. Na pós-graduação atua no Programa de Pós-Graduação em Saude Coletiva, linha Epidemiologia, e no Mestrado Profissional em Enfermagem, leciona nas áreas de Bioestatística e Análise de dados Epidemiológicos. Líder do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas e Estudos em saúde.

Aloísio Machado da Silva Filho, Universidade Estadual de Feira de Santana. Feira de Santana, Bahia, Brasil.

Doutor e Mestre em Modelagem Computacional e Tecnologia Industrial pelo SENAI CIMATEC (2009-2014). Especialização em Metodologia do Ensino Superior pela Faculdade Olga Metiing (2003-2004). Especialização em Estatística Aplicada pela UNIJORGE (2015-2017). Bacharel em Estatística pela Escola Superior de Estatística da Bahia (1998-2002). Professor Titular da Universidade Estadual de Feira de Santana no Departamento de Ciências Exatas na área de estudo Probabilidade e Estatística. Nos últimos anos tem se dedicado a ensino, pesquisa e extensão. 

Publicado

2020-11-24

Como Citar

Kruschewsky, N. D. F., Freitas, K. S., & Filho, A. M. da S. (2020). CULTURA DE SEGURANÇA DO PACIENTE EM TERAPIA INTENSIVA: REVISÃO INTEGRATIVA. Revista Baiana De Enfermagem‏, 35. https://doi.org/10.18471/rbe.v35.37164

Edição

Seção

Revisão