ANÁLISE CURRICULAR DO ENSINO DA BIOÉTICA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.18471/rbe.v33.27684Resumo
Objetivo: descrever as características das instituições de ensino superior em enfermagem e analisar o ensino da bioética nos currículos de cursos de bacharelado em enfermagem do país. Método: estudo exploratório e descritivo dos currículos de enfermagem em instituições de ensino superior. Resultados: entre 1° de janeiro e 31 de dezembro de 2016, foram contabilizados, no último Censo de Educação Superior do país, 936 cursos de graduação em enfermagem em atividade, grau acadêmico bacharelado e modalidade presencial. Das 701 instituições de ensino superior em enfermagem com a grade curricular disponível eletronicamente, os cursos de ensino superior em enfermagem ofertados nas regiões Sudeste (466 – 43,3%) e Nordeste (242 – 22,5%), também foram os que mais tiveram a disciplina de bioética no currículo. Conclusão: a análise do ensino da bioética nos currículos de cursos de bacharelado em enfermagem do país permitiu concluir-se que esse conhecimento pode auxiliar as escolhas morais dos envolvidos, concorrendo para o aprimoramento dos processos de ensino e das ações de cuidado no âmbito da saúde.
Descritores: Educação em Enfermagem. Currículo. Bioética. Ética em Enfermagem. Educação Superior
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