ANÁLISE CURRICULAR DO ENSINO DA BIOÉTICA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM NO BRASIL

Autores

  • Flavia Caselli Pacheco Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, Brasília-DF, Brasil. Campus Universitário Darcy Ribeiro, Asa Norte, CEP 70.910-970 - Brasília, DF - Brasil – Caixa postal: 04554, Telefone: (61) 3307-2515, Ramal: 2261
  • Beatriz Regina Lima de Aguiar Universidade de Brasilia- UnB
  • Mayssa Conceição Araújo Universidade de Brasília- UnB
  • Clara Abreu Ramos Universidade de Brasília- UnB
  • Fayda da Cruz Protasio Universidade de Brasília- UnB
  • Dirce Bellezi Guilhem Universidade de Brasília- UnB

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v33.27684

Resumo

Objetivo: descrever as características das instituições de ensino superior em enfermagem e analisar o ensino da bioética nos currículos de cursos de bacharelado em enfermagem do país. Método: estudo exploratório e descritivo dos currículos de enfermagem em instituições de ensino superior. Resultados: entre 1° de janeiro e 31 de dezembro de 2016, foram contabilizados, no último Censo de Educação Superior do país, 936 cursos de graduação em enfermagem em atividade, grau acadêmico bacharelado e modalidade presencial. Das 701 instituições de ensino superior em enfermagem com a grade curricular disponível eletronicamente, os cursos de ensino superior em enfermagem ofertados nas regiões Sudeste (466 – 43,3%) e Nordeste (242 – 22,5%), também foram os que mais tiveram a disciplina de bioética no currículo. Conclusão: a análise do ensino da bioética nos currículos de cursos de bacharelado em enfermagem do país permitiu concluir-se que esse conhecimento pode auxiliar as escolhas morais dos envolvidos, concorrendo para o aprimoramento dos processos de ensino e das ações de cuidado no âmbito da saúde.

Descritores: Educação em Enfermagem. Currículo. Bioética. Ética em Enfermagem. Educação Superior

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Biografia do Autor

Flavia Caselli Pacheco, Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, Brasília-DF, Brasil. Campus Universitário Darcy Ribeiro, Asa Norte, CEP 70.910-970 - Brasília, DF - Brasil – Caixa postal: 04554, Telefone: (61) 3307-2515, Ramal: 2261

Chamo-me Flávia Caselli Pacheco, tenho 37 anos, tenho Doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília- UnB (2016- 2020), sou Mestre em Doenças Infecciosas pela Universidade Federal do Espírito Santo-UFES (2010-2012), Especialista em andamento em Bioética pela Cátedra UNESCO de Bioética da UnB (2016), Especialista em Gestão e Controle de Infecção Hospitalar pela Faculdade Brasileira de Recursos Humanos- HOYLER (2007-2008), Graduada em Enfermagem pelas Faculdades Integradas São Pedro FISP/FAESA/AEV (2000-2004). Atualmente estou como Consultora no Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis na Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (2012-2018). Tenho experiência como Docente de Ensino Superior em Instituição Pública e Privada (2007-2016) nos cursos de Graduação em Enfermagem, Medicina Veterinária, Ciências Biológicas, Odontologia, Nutrição, Educação Física, Fonoaudiologia e Química, como Tutora do curso de Especialização Gestão em Saúde da UFES (2013), como professora em curso de Pós-Graduação em Controle de Infecção Hospitalar (2015-2016), com serviço técnico especializado de nível superior no Laboratório de Análises Clínicas Tommasi (2001-2010) e em pesquisas com bactérias multirresistentes provenientes de pacientes hospitalizados (2005-2012).

Beatriz Regina Lima de Aguiar, Universidade de Brasilia- UnB

Acadêmico de enfermagem

Mayssa Conceição Araújo, Universidade de Brasília- UnB

Acadêmica de enfermagem

Clara Abreu Ramos, Universidade de Brasília- UnB

Acadêmica de enfermagem

Fayda da Cruz Protasio, Universidade de Brasília- UnB

Acadêmica de enfermagem.

Dirce Bellezi Guilhem, Universidade de Brasília- UnB

Graduada em Enfermagem pela Faculdade Adventista de Enfermagem (1978), atual Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP), mestre em Psicologia Social e do Trabalho pela Universidade de Brasília (1994), doutora em Ciências da Saúde (Bioética) pela Universidade de Brasília (2000), pós-doutora em Bioética e Ética em Pesquisa com Seres Humanos pela Facultad Latinoamerica de Ciencias Sociales (FLACSO-Argentina) em pareceria com a Albert Einstein College of Medicine, USA (2003), e pós-doutora em Bioética pela Universidad Complutense de Madrid (2009). Professora titular e pesquisadora da Universidade de Brasília, coordenadora do Laboratório de Bioética, Ética em Pesquisa e Integridade Científica, orientadora dos Programas de Pós-Graduação em Ciências da Saúde e Enfermagem da UnB. Membro da Comissão Consultiva da Área de Enfermagem do Sistema ARCU-SUL (nacional e regional) do INEP/MS desde junho de 2014. Membro da Comissão de Educação em Pós-Graduação do Centro de Educação em Enfermagem da Associação Brasileira de Enfermagem nos anos de 2014-2016. Consultora temporária do Programa Especial de Pesquisa e Capacitação em Doenças Tropicais (TDR/WHO), desde 2007. Consultura ad hoc de periódicos científicos internacionais e nacionais na área de Bioética, Saúde Pública e Enfermagem. Desenvolveu atividades de assessoria junto ao Ministério da Saúde ? SCTIE/Decit para o tema de ética em pesquisa. Foi membro da Conep (2001-2003; 2008-2009). Atuou como membro de comitês de ética em pesquisa no período de 1997-2017. Presidente do Foro Latinoamericano y del Caribe de Comités de Ética en Investigación para la Salud (FLACEIS) entre 2006-2013. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UnB entre 2011-2014. Tem experiência e desenvolve projetos educativos, de pesquisa e de popularização da ciência sobre bioética, ética em pesquisa e integridade cinetífica, gênero, saúde pública, e HIV/Aids. Autora de artigos, livros, capítulos de livros, além de trabalhos técnicos na área de bioética e ética em pesquisa. Orientadora de teses, dissertações, monografias e trabalhos de iniciação científica. Bolsista de Produtividade em Pesquisa 1-D do CNPq.

Publicado

2019-11-14

Como Citar

Pacheco, F. C., Aguiar, B. R. L. de, Araújo, M. C., Ramos, C. A., Protasio, F. da C., & Guilhem, D. B. (2019). ANÁLISE CURRICULAR DO ENSINO DA BIOÉTICA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM NO BRASIL. Revista Baiana De Enfermagem‏, 33. https://doi.org/10.18471/rbe.v33.27684

Edição

Seção

Artigo Original