Ecus Cadernos de Pesquisa https://periodicos.ufba.br/index.php/ecus <p>A Revista ECUS-arte é uma publicação anual aberta a colaboradores do Brasil e do exterior, interessados em questões relativas aos saberes e fazeres da cultura e dos estudos em cultura articulados com os campos da arte, do cinema, da música, da literatura, do teatro, da filosofia, da estética e da comunicação. Promove estudos que tratam de manifestações artísticas, espetáculos culturais, teatro, música, cinema, artes plásticas e visuais, literatura, dança e da sua relação com a sociedade. <br />Área do conhecimento: Interdisciplinar<br />Periodicidade: Anual</p> pt-BR lvboccia@ufba.br (Leonardo Vincenzo Boccia) joseraimundorios@msn.com (José Raimundo Rios) ter, 18 jun 2019 00:00:00 +0000 OJS 3.2.1.4 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Resumo https://periodicos.ufba.br/index.php/ecus/article/view/28390 Resumos dos artigos da edição Leonardo Vincenzo Boccia Copyright (c) 2018 Revista ECUS https://periodicos.ufba.br/index.php/ecus/article/view/28390 ter, 18 jun 2019 00:00:00 +0000 Os efeitos da televisão e de jogos de computador nas capacidades cognitivas de crianças https://periodicos.ufba.br/index.php/ecus/article/view/28391 <p>Nas últimas três décadas, vários autores têm enfatizado e demonstrado<br />empiricamente, que TV consumo intensivo e jogar videogame<br />pode levar entre outras coisas a uma deterioração das capacidades<br />cognitivas das crianças. O artigo dá uma visão geral de pesquisas<br />relevantes e suas interpretações, para descobrir quais os aspectos de<br />consumo de TV (incluindo jogos na tela) que estão causando uma<br />diminuição da capacidade cognitiva e social. O autor cita 5 hipóteses<br />que explicam estes efeitos.</p> Christian Rittelmeyer Copyright (c) 2018 Revista ECUS https://periodicos.ufba.br/index.php/ecus/article/view/28391 ter, 18 jun 2019 00:00:00 +0000 O museu como “outro local”? Experiências educativas (Bildungserlebnisse), a experiência do tempo, mundos de conhecimento e mídias sociais https://periodicos.ufba.br/index.php/ecus/article/view/28392 <p>Um evento especial no Dia Internacional dos Museus deste ano,<br />organizado pelo Conselho Internacional de Museus ICOM, foi o<br />primeiro Tweetup no qual participaram 22 museus da Alemanha.<br />O texto a seguir analisa as vantagens e desvantagens oferecidas pela<br />Mídia Social dos Museus em sua coleção e pedido de mediação<br />aplicada. Com base em estudos recentes que demonstram a carga<br />cognitiva do Multi-Tasking enquanto navega na World Wide Web, é<br />imperativo para os museus refletir sobre sua missão educativa e proporcionar uma educação apropriada oferecidas com o uso da Internet<br />em tempo hábil e através das gerações. A ênfase é posta pela necessidade de criar um museu de experiências educativas (Bildungserlebnisse) por meio das quais, eles próprios se distinguem como “outros lugares” ou (heterotopias no sentido de Michel Foucault).</p> Anette Rein Copyright (c) 2018 Revista ECUS https://periodicos.ufba.br/index.php/ecus/article/view/28392 ter, 18 jun 2019 00:00:00 +0000 Do clássico ao contemporâneo: uma análise sobre a educação e o mundo virtual https://periodicos.ufba.br/index.php/ecus/article/view/28393 <p>O presente artigo tem por objetivo relatar e analisar aspectos históricos<br />da Educação, por meio de seus diversos conceitos e do novo contexto educacional, que envolve principalmente o ensino universitário e o mundo virtual. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e que, historicamente está dividida, em dois momentos: um com a transição das relações socioeconômicas e das concepções educacionais devido a evolução das tecnologias; e, outro momento, caracterizado pela análise das potencialidades que o mundo virtual proporciona à Educação. Este artigo revela uma significativa mudança na relação entre os sujeitos do saber, levando em consideração a construção baseada em princípios e métodos de inclusão e difusão do conhecimento, através do mundo virtual.</p> Ícaro Ferreira Copyright (c) 2018 Revista ECUS https://periodicos.ufba.br/index.php/ecus/article/view/28393 ter, 18 jun 2019 00:00:00 +0000 Crianças e adolescentes no convívio sócio – virtual https://periodicos.ufba.br/index.php/ecus/article/view/28394 <p>O presente artigo visa analisar o comportamento dos jovens inseridos<br />no contexto pós-moderno da Era Digital, os “nativos digitais”, observando suas atividades no que tange às relações interpessoais,<br />seja no ambiente familiar, acadêmico e no cada vez mais presente meio virtual. Tomando como base as reflexões propostas no documentário<br />“Nação Digital7”, de Douglas Rushkoff e Rachel Dretzin, serão questionadas as consequências do advento da Revolução Tecnológica na vida desses jovens, a exemplo das dificuldades em identificar as tênues fronteiras entre a realidade física e a virtual, bem como a questão da responsabilidade sobre o que se manifesta em rede. Por fim, serão vislumbradas as perspectivas no que se refere à educação dessa geração digital, levando em consideração a relevância dos novos dispositivos e mídias e as diversas possibilidades por eles oferecidas e tendo em vista o equilíbrio entre a vida no “mundo sensível” e no mundo virtual.</p> Alice Suzar Copyright (c) 2018 Revista ECUS https://periodicos.ufba.br/index.php/ecus/article/view/28394 ter, 18 jun 2019 00:00:00 +0000 Mídia em crise: rumo à era pós-mídia https://periodicos.ufba.br/index.php/ecus/article/view/28395 <p>Diante da potência de simulação dos meios de comunicação digital,<br />a crise conceitual da mídia ganha evidência, tornando ainda mais<br />problemática a convenção comercialmente estabelecida para este<br />termo. Pensadores como Félix Guattari e Lev Manovich anunciam<br />a entrada em uma era pós-mídia com a junção da informática, da<br />telemática e do audiovisual e ressaltam a espontânea hibridização<br />das distintas mídias diante de um suporte universal – o computador<br />metamídia. Neste sentido, Zielinsky aponta em direção à uma Variantologia da mídia, pois, em vez de procurarmos tendências<br />essenciais, devemos ser capazes de descobrir variações individuais<br />nas múltiplas formas de enunciação. Estes questionamentos reorganizam<br />fundamentos estruturantes da expressão humana, tornando<br />necessário uma analise minuciosa da linguagem do software em relação<br />à história das mídias, em busca de um melhor entendimento<br />sobre o conceito de mídia.</p> PEDRO DELLORTTO Copyright (c) 2018 Revista ECUS https://periodicos.ufba.br/index.php/ecus/article/view/28395 ter, 18 jun 2019 00:00:00 +0000 Viúva, porém honesta: farsa irresponsável em três atos e um diálogo crítico subjacente https://periodicos.ufba.br/index.php/ecus/article/view/28396 <p>O presente artigo busca apresentar um momento do diálogo entre<br />Nelson Rodrigues e seus interlocutores críticos, considerando<br />a peça Viúva, porém honesta construída sob o traço farsesco que<br />permitiu ao autor a expressão de sentidos críticos direcionados a<br />diversos segmentos da sociedade.</p> Lidia Argolo Copyright (c) 2018 Revista ECUS https://periodicos.ufba.br/index.php/ecus/article/view/28396 ter, 18 jun 2019 00:00:00 +0000 Barack Obama: a internet e o espetáculo audiovisual em rede https://periodicos.ufba.br/index.php/ecus/article/view/28397 <p>Campanhas eleitorais, sobretudo aquelas que são voltadas a cargos<br />majoritários, são construções estético-ideológicas com claros objetivos<br />persuasivos. Contudo, a retórica do vídeo não se concentra na<br />coerção e sim na emoção ou campo afetivo do eleitor. A fabricação<br />de um “mito” ou “herói” transcende o campo racional da audiência<br />sublimando-o através de conteúdos audiovisuais que funcionam<br />enquanto ambiente incentivador de sentidos e afetos. O processo<br />eleitoral americano em 2008 teve, em princípio, um candidato com<br />baixos níveis de aceitação popular e o mesmo terminou o pleito com<br />expressiva votação. Para isso, dentre diversas formas de comunicação<br />eleitoral, Barack Obama contou com produções de vídeos que transformaram sua trajetória em um espetáculo que misturava “verdades” e entretenimento em um vídeo tinha no centro do seu objetivo: mostrar que um país pode mudar e que estava nas mãos dos americanos esse destino. O presente artigo pretende discutir o espetáculo</p> José Rios Copyright (c) 2018 Revista ECUS https://periodicos.ufba.br/index.php/ecus/article/view/28397 ter, 18 jun 2019 00:00:00 +0000 Comparando cerimônias de abertura Olímpicas e seus impactos no legado estético da humanidade https://periodicos.ufba.br/index.php/ecus/article/view/28398 Ao assistir cerimônias de abertura Olímpicas, desde que estas se tornaram megaespectáculos e então megaeventos da mídia internacional,torna-se evidente e audível que com as criações artísticasnesse segmento da cerimônia, os países sede dos jogos Olímpicos visam alcançar dimensões estéticas impressionantes. Entretanto, estádios Olímpicos não são anfiteatros antigos ou teatros onde atores podem fazer seu melhor espetáculo; eles são arenas gigantes nas quais as proporções acústicas e visuais precisam ser bem estudadas e calculadas, para que se atinja o impacto estético desejado. Comparando as cerimônias de abertura dos jogos Olímpicos de verão das últimas três décadas, é possível descrever questões relevantes dessas metamorfoses artístico-ideológicas e seus impactos no legado estético da humanidade. Este artigo fornece uma análise de conteúdo e comparações de partes do segmento artístico das cerimônias de abertura Olímpicas a partir de 1980 e esboça tendências estéticas principais e inovações nas representações ao vivo e nas transmissões internacionais. Leonardo Boccia Copyright (c) 2018 Revista ECUS https://periodicos.ufba.br/index.php/ecus/article/view/28398 ter, 18 jun 2019 00:00:00 +0000