A poética de exu em Mario Cravo Neto: luz e sombra em Laróyè

Autores

  • Euriclesio Barreto Sodré Escola de Belas Artes UFBA

Resumo

Os estudos das artes visuais vêm crescendo, tanto através da Sociologia da Arte, dos Estudos Culturais como também no campo da Semiótica. A busca pela produção de trabalhos teóricos, independentemente das diversas abordagens, deve trazer um elo com os contextos em que esses trabalhos são produzidos e como tais estudos podem continuar alimentando novas produções artísticas. Assim é que se vê o seu papel transformador, entendendo a complexidade das relações entre arte, cultura e produção de conhecimento. Concebendo o papel da cultura, dos mitos aí construídos e das formas de expressão artística é que promovemos um olhar sobre a arte de Mario Cravo Neto, um artista que traduz, através das suas fotografias, um pouco das sombras da cidade de Salvador. Trazemo neste trabalho um recorte da dissertação intitulada Láróyè: uma poética de Exu em Mario Cravo Neto, defendida no Mestrado em Artes Visuais da EBA-UFBA em julho de 2006. Tratamos das questões que envolvem a luz e sombra na composição de 3 imagens do livro de fotografias Laróyè de Mario Cravo Neto.

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Publicado

2022-09-12

Como Citar

Barreto Sodré, E. (2022). A poética de exu em Mario Cravo Neto: luz e sombra em Laróyè. Cadernos Do PPGAV/EBA/UFBA, (4), 43–52. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/cppgav/article/view/3967