Raimundo Nina Rodrigues, Clarival do Prado Valladares e Marianno Carneiro da Cunha: três historiadores da arte afro-brasileira

Autores

  • Eliene Nunes Escola de Belas Artes UFBA

Resumo

O tema arte afro-brasileira está em evidência, sobretudo a partir de 2000, ano das comemorações dos 500 anos do descobrimento, evento que foi norteado pela perspectiva de enfatizar as contribuições dos diversos povos que formaram o que o senso comum denomina de brasilidade. A aprovação de uma legislação educacional nacional, a lei n° 10639/03, que torna obrigatório o ensino das culturas africana e afro-brasileira nas escolas foi também um fator que trouxe a temática para o centro das discussões da história da arte. Mas a história da arte afro-brasileira tem já uma longa trajetória no país. Inventariar e analisar a sua escrita averiguando como se constituiu este campo de estudos é a tarefa a qual dedico o doutoramento em curso no Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal da Bahia, realizando uma pesquisa de cunho historiográfico que está levantando todos os escritos sobre arte afrobrasileira, de 1904 a 2006.

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Publicado

2022-09-12

Como Citar

Nunes, E. (2022). Raimundo Nina Rodrigues, Clarival do Prado Valladares e Marianno Carneiro da Cunha: três historiadores da arte afro-brasileira. Cadernos Do PPGAV/EBA/UFBA, (4), 109–122. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/cppgav/article/view/3973