Composição da intriga na narrativização de acontecimentos violentos // Emplotment in the narrativization of violent events
DOI:
https://doi.org/10.9771/contemporanea.v18i1.27597Keywords:
Narrativização, intriga, violência // Narrativization, plot, violence.Abstract
A composição da intriga emerge no projeto hermenêutico de Paul Ricoeur como momento do processo da mímesis que instaura uma configuração narrativa de um mundo prefigurado rumo a uma refiguração do mundo, articulando uma síntese do heterogêneo que agencia acontecimentos e os associa a ações, causas e intenções. Neste trabalho, analisamos a composição da intriga em narrativas jornalísticas sobre violência urbana, partindo da tríplice mímesis em Paul Ricoeur, a fim de compreender os elementos e as estratégias alinhavados pela intriga da narrativização jornalística. Efetuamos a leitura de matérias sobre mortes violentas publicadas nas seções policiais dos jornais paraenses Diário do Pará e O Liberal, nos dias 23 de janeiro, 15 de março e 02 de maio de 2017. Para tanto, fazemos recurso ao projeto ricoeuriano de uma hermenêutica do texto e da narrativa. As leituras dos jornais nos permitem compreender uma armação da intriga que alinhava as narrativas como únicas, mas episódicas, assinalando um percurso eventivo da violência que permite que ela seja explicada e compreendida narrativamente. As part of Paul Ricoeur’s hermeneutical project, emplotment is a moment of its threefold mimesis that establishes a narrative configuration of a prefigured world towards the refiguration of a world, articulating a synthesis of the heterogeneous that organizes events and associates them with actions, causes and intentions. We analyze emplotment in news media narratives on urban violence, going through Ricoeur’s threefold mimesis in order to understand elements and strategies aligned by the plot in news media narrativization. We carry out a reading of accounts on violent deaths published in the police sections of the newspapers Diário do Pará and O Liberal, on January 23, March 15 and May 2, 2017. We make use of the Ricoeurian project of a hermeneutics of the text and narrative. The readings of the newspapers allow us to understand a plot construction that presents the narratives as unique and episodic, marking an eventful course through which violence is to be narratively explained and understood.Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os autores que publicam nessa revista devem concordar com os seguintes termos relativos aos Direitos Autorais:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Contemporanea e à Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.