A intertextualidade no videoclipe: Uma abordagem discursiva e imagético-cognitiva

Autores

  • Leonardo Mozdzenski Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v7i2.3679

Resumo

Apesar da sua popularização nos meios de comunicação de massa, o gênero videoclipe não tem recebido a devida atenção dos estudos discursivos. Norteado pelo propósito de sanar essa omissão e fundamentando-se no primado do interdiscurso, este trabalho objetiva descrever e analisar como os textos videoclípticos dialogam com outros textos multissemióticos para produzir sentido, sobretudo no que diz respeito às relações de ‘paródia’, ‘pastiche’ e ‘plágio’ então estabelecidas. Para tanto, recorremos à noção de intericonicidade e às contribuições advindas dos estudos tanto cognitivos quanto visuais, buscando abarcar as complexas relações intertextuais instauradas entre os clipes e diversos gêneros dos campos artísticos e/ou audiovisuais, propondo ao final um continuum tipológico das relações entre textos verbo-visuais e imagens midiáticas.

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Biografia do Autor

Leonardo Mozdzenski, Universidade Federal de Pernambuco

Professor de Língua Portuguesa e doutorando em Linguística no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Pernambuco. Licenciou-se em Letras (Português/Inglês) e graduou-se em Economia pela UFPE. Possui especialização em Leitura, Compreensão & Produção Textual e mestrado em Linguística também pela mesma instituição. Integra a equipe de tradução e revisão técnica dos livros de Charles Bazerman publicados no Brasil: "Gêneros Textuais, Tipificação e Interação" (Ed. Cortez, 2005), "Gênero, Agência e Escrita" (Ed. Cortez, 2006) e "Escrita, Gênero e Interação Social" (Ed. Cortez, 2007), bem como de Teun van Dijk: "Discurso e Poder" (Ed. Contexto, 2008) e de Carolyn R. Miller: "Gênero Textual, Agência e Tecnologia" (Ed. UFPE, 2009). Desenvolve pesquisas nas áreas da Análise do Discurso (particularmente em sua vertente Crítica), da multimodalidade discursiva/ retórica visual, do estudo dos gêneros e da análise do discurso jurídico, tendo divulgado seus trabalhos em revistas especializadas, como Veredas, Asces e Ao Pé da Letra. Atualmente, ministra cursos de produção de textos técnico-administrativos e de redação jurídica aos servidores de diversos órgãos públicos e secretarias estaduais através da Escola de Contas Prof. Barreto Guimarães, vinculada ao Tribunal de Contas de Pernambuco, onde exerce também o cargo de auditor das contas públicas.

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Publicado

2010-03-27

Edição

Seção

Artigos