A crítica de cinema enquanto um sistema promotor de crises: uma abordagem epistemológica//Film criticism as a crisis promoter system: an epistemological approach

Autores

  • Denize Correa Araújo Universidade Tuiuti do Paraná
  • Luiz Gustavo Vilela Teixeira Universidade Tuiuti do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v15i3.22743

Palavras-chave:

Crítica, Cinema, Crise, Epistemologia

Resumo

Ao eleger critérios, recortes e métodos de abordagem, o exercício crítico se configura em um olhar epistemológico diante do cinema. A crítica de cinema é um meio possível pelo qual se chega ao cinema, refletindo sobre seu impacto no mundo. A proposta deste texto é examinar os mecanismos da crítica enquanto um sistema social, partindo da proposição de José Luiz Braga (2006) e promovendo um diálogo com pensadores clássicos do cinema, como André Bazin (2014) e Jean-Claude Bernardet (1986). Em se configurando a crítica como um sistema, deve-se compreender como a mesma se articula diante do cinema e da sociedade e quais são os mecanismos que operam estes sentidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Denize Correa Araújo, Universidade Tuiuti do Paraná

Pós Doutorado UALg Universidade de Algarve Portugal (2013 - 2015), Doutorado (PhD) em Comparative Literature, Cinema & Arts UCR University of California, Riverside (1998), Mestrado (Master of Arts) em Film Studies ASU Arizona State University (1990) Estados Unidos, Especialização em Literaturas de Lingua Inglesa UFPR Universidade Federal do Paraná (1986), Graduação em Português e Inglês e respectivas literaturas pela - UFPR Universidade Federal do Paraná (1984), Graduação em Música Piano pela EMBAP Escola de Música e Belas Artes do Paraná (1964). Coordenadora da Pós em Cinema desde 1997 e Docente do PPGCom UTP, tendo sido coordenadora do mesmo de 2013 a 2010. Diretora do Clipagem Centro de Cultura Contemporânea, desde 2011. Membro do Conselho Internacional do PC Comitê de Publicação e do SRC Comitê de Revisão de Normas da IAMCR International Association of Media and Communication Research. Vice-Chair do GT Visual Culture IAMCR e Líder do GP CIC Comunicação, Imagem e Contemporaneidade, CNPq, desde 2001. COORDENADORA DO GT IMAGEM E IMAGINÁRIOS MIDIÁTICOS (COMPÓS) Tem experiência na área de Comunicação e Artes, com ênfase em cinema e audiovisual, videoarte e ambientes midiáticos, atuando principalmente nos seguintes temas: memória e imagem, virtualidade e simulacro, hibridação, intertextualidade e estética da hipervenção.

Luiz Gustavo Vilela Teixeira, Universidade Tuiuti do Paraná

Crítico de Cinema e Jornalista formado na PUC-MG (2006). Mestre em Comunicação e Linguagens (UTP) e especialista em Comunicação e Cultura (UTFPR). É redator, editor e idealizador do site Cronico de Cinema (cronicodecinema.com). Ministra palestras periodicamente com as temáticas Cinema, Audiovisual, Séries, Jornalismo Cultural e Jornalismo Digital. Colunista semanal na Rádio CBN Curitiba e Transamérica Light sobre Cinema e Audiovisual. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo Cultural e Produção Audiovisual atuando principalmente nos seguintes temas: cinema, crítica de cinema e audiovisual.

Downloads

Publicado

2017-02-03

Edição

Seção

Artigos