Call for papers, Abril 2015

2015-01-16
Jovens e Consumo Midiático Desde a década de 1980, a tecnologia e as inovações vêm ganhando espaço na sociedade. Nos últimos anos, crianças e adolescentes acessam inúmeras informações e dispositivos inimagináveis, haja vista a quantidade de apropriações que se pode fazer com eles. Em paralelo às chamadas TICs, coexistem e convergem mídias massivas como a televisão e o rádio e, assim, são delineadas novas práticas comunicacionais e culturais. Considerando o escopo da CONTEMPORANEA, voltado ao enlace entre cultura e comunicação mediática, este Dossiê Temático se apresenta como espaço aberto para propostas de discussão e disseminação de resultados obtidos em pesquisas sobre o consumo midiático de jovens em cenários empíricos brasileiros, que, como parte da América Latina, é composto de realidades oriundas de processos descontinuados de formação histórica e social, imbricados em práticas contemporâneas de usos e apropriações de tecnologias digitais e interativas. Com os textos deste Dossiê, espera-se reunir resultados de análises qualitativas (como estudos de recepção) e quantitativas sobre os diferentes níveis de consumo dos jovens, visando fortalecer a discussão e compreensão, a partir dos estudos de Comunicação, dos processos comunicacionais delineados nas relações de consumo nos quais estão envolvidos diferentes sujeitos, níveis de acesso à tecnologia e contextos diversos. A partir do compartilhamento das experiências de pesquisa, pretende-se visibilizar as realidades nacionais que vem sendo observadas no âmbito de diferentes esforços investigativos envolvendo jovens e consumo midiático, visando o estabelecimento de protocolos teórico-metodológicos criativos e inovadores para a área da Comunicação. CALENDÁRIO: Recebimento de artigos: até 05 de março Resultado da seleção: até 30 de março Trabalho de revisão: 01 a 15 de abril Publicação da Revista: 30 de abril