Perfil de susceptibilidade a antimicrobianos de bactérias isoladas no ar do centro cirúrgico em um hospital municipal de Quixadá, Ceará
DOI:
https://doi.org/10.9771/cmbio.v13i2.9725Palavras-chave:
Farmacorresistência Bacteriana, Microbiologia do Ar, Salas de CirurgiasResumo
Introdução: A qualidade do ar é verificada através da presença de poluentes que podem torná-lo prejudicial à saúde do homem e dos demais seres vivos. O ar presente nas salas de cirurgias poderá influenciar nas ocorrências de infecções, tornando-se uma fonte de contaminação bacteriana nos centros cirúrgicos, que é considerado uma unidade de área crítica do setor hospitalar. Objetivo: Determinar o perfil de susceptibilidade aos antimicrobianos de bactérias isoladas e identificadas do ar do centro cirúrgico no Hospital Municipal Doutor Eudásio Barroso, Quixadá-CE. Metodologia: Trata-se de estudo do tipo experimental, prospectivo, transversal e com abordagem quantitativa, utilizando-se como método de coleta a exposição de placas por sedimentação espontânea. Resultados: Observou-se a prevalência para bacilos Gram negativos (52,2%), verificou-se que a espécie Pseudomonas aeruginosa foi o microrganismo com maior frequência (34,8%). Com relação ao teste de sensibilidade a antimicrobiano, 100% dos cocos Gram positivos foram sensíveis aos antimicrobianos analisados. Conclusão: Os resultados encontrados nesta pesquisa demonstraram que o conhecimento da microbiota do ar e a determinação de seus perfis de sensibilidade a antimicrobianos, constituem um instrumento essencial para controle microbiológico no ambiente hospitalar e na redução de ocorrências de infecções hospitalares veiculadas pelo ar.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista de Ciências Médicas e Biológicas reserva-se todos os direitos autorais dos trabalhos publicados, inclusive de tradução, permitindo, entretanto, a sua posterior reprodução como transcrição, com a devida citação de fonte. O periódico tem acesso livre e gratuito.