Avaliação da atividade antioxidante em amostras comerciais de Schinus terebinthifolius (aroeira vermelha)

Autores

  • Cinara Oliveira D´Sousa Costa Universidade Federal da Bahia
  • Paulo Roberto Ribeiro Universidade Federal da Bahia
  • Renato Delmondez De Castro Universidade Federal da Bahia
  • Luzimar Gonzaga Fernandez UFBA

DOI:

https://doi.org/10.9771/cmbio.v12i3.7093

Palavras-chave:

Antioxidantes. Medicina tradicional. Plantas medicinais

Resumo

Introdução: a busca por compostos antioxidantes cresceu nos últimos anos na farmacologia, uma vez que eles minimizam danos gerados pelo estress oxidativo, um fator crucial de muitas doenças humanas. O uso de plantas na medicina popular é um importante aliado de inúmeras comunidades, em especial de baixa renda, na busca por tratamento de diversas enfermidades. Objetivo: avaliar a atividade antioxidante dos extratos de amostras comerciais de Schinus terebinthifolius (aroeira vermelha) obtidas em Salvador, Bahia. Metodologia: foram analisadas amostras de folha, caule e cascas adquiridas em feiras livres, bem como, três marcas (Nova Vida®, Erva Flora® e Natuervas®) comercializadas em casas de produtos naturais de Salvador. Os extratos etanólicos foram obtidos por Soxhlet e a atividade antioxidante determinada pelo método de seqüestro do radical 2,2-difenil-1-picril-hidrazila (DPPH). Asconcentrações dos extratos testadas variaram entre 31,25 e 250 μg/mL e os valores de EC50 foram obtidos por regressão linear.Resultados: as amostras adquiridas em lojas de produtos naturais apresentaram melhores resultados quando comparadas com as amostras obtidas em feiras livres. Os valores de EC50 foram iguais a 162,93 μg/mL, 164,88 μg/mL e 151,50 μg/mL para as marcas Nova Vida®, Erva Flora® e Natuervas®, respectivamente. Os valores de EC50 determinados para as amostras de casca, folha e caule foram iguais a 185,72 μg/mL, 229,82 μg/mL, e 311,61 μg/mL, respectivamente. O EC50 para o ácido ascorbico foi 6,69 μg/mL.Conclusão: os valores de EC50 variaram entre 151,5 e 311,61 μg/mL, demonstrando o potencial de utilização da aroeira vermelha (Schinus terebinthifolius) como fonte de compostos antioxidantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cinara Oliveira D´Sousa Costa, Universidade Federal da Bahia

Mestre em Processos Interativos do Órgãos e Sistemas, Universidade Federal da Bahia. Laboratório de Bioquímica, Biotecnologia e Bioprodutos (LBBB), Instituto de Ciências da Saúde.

Paulo Roberto Ribeiro, Universidade Federal da Bahia

Mestre em Química Orânica, Universidade Federal da Bahia.

Universidade Federal da Bahia. Laboratório de Bioquímica, Biotecnologia e Bioprodutos (LBBB), Instituto de Ciências da Saúde.

Renato Delmondez De Castro, Universidade Federal da Bahia

Universidade Federal da Bahia, Institutio de Ciências da Saúde, Departamento de Biofunção, Laboratório de Bioquímica, Biotecnologia e Bioprodutos (LBBB) .

Luzimar Gonzaga Fernandez, UFBA

Universidade Federal da Bahia, Institutio de Ciências da Saúde, Departamento de Biofunção, Laboratório de Bioquímica, Biotecnologia e Bioprodutos,

Area: Bioquímica, Biologia Molecular e Biotrecnologia

Downloads

Publicado

2013-12-17

Como Citar

Costa, C. O. D., Ribeiro, P. R., De Castro, R. D., & Fernandez, L. G. (2013). Avaliação da atividade antioxidante em amostras comerciais de Schinus terebinthifolius (aroeira vermelha). Revista De Ciências Médicas E Biológicas, 12(3), 312–317. https://doi.org/10.9771/cmbio.v12i3.7093