Implantação das normas de biossegurança no laboratório de microbiologia e parasitologia veterinária da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

Autores

  • Carvalho Filipe Ramon Bacelar Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Bruna do Carmo Boaventura
  • Ana Elisa Del'Arco Vinhas Costa
  • Ludmila Santana Soares e Barros
  • Robson Bahia Cerqueira

DOI:

https://doi.org/10.9771/cmbio.v12i2.6521

Palavras-chave:

Exposição a Agentes Biológicos. Microbiologia. Equipamentos de laboratório. Controle de qualidade.

Resumo

Introdução: As normas de biossegurança são medidas que acontecem para prevenir a ocorrência de acidentes e conseqüentemente reduzir os riscos inerentes às atividades desenvolvidas nos diversos setores de saúde. Objetivo: A finalidade da realização deste estudo foi padronizar e implantar as normas de biossegurança no Laboratório de Microbiologia e Parasitologia Veterinária da UniversidadeFederal do Recôncavo da Bahia - Campi Cruz das Almas. Metodologia: desenvolvida com a catalogação de equipamento, mobiliários, avaliação de fluxo e procedimentos no laboratório. Após registro dos itens catalogados passou-se para elaboração dos POP’S e manual de qualidade, bem como alterações na disposição de mobiliários para melhor implantação das normas de biossegurança.Resultados: Constatou-se que a aplicação dos POP´S, elaboração do manual de qualidade, bem como, organização e disposição de bancadas, armários e equipamentos possibilitaram uma maior e melhor mobilidade por parte dos professores, alunos e funcionáriosque transitam nesta unidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-11-08

Como Citar

Bacelar, C. F. R., do Carmo Boaventura, B., Del’Arco Vinhas Costa, A. E., Santana Soares e Barros, L., & Bahia Cerqueira, R. (2013). Implantação das normas de biossegurança no laboratório de microbiologia e parasitologia veterinária da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Revista De Ciências Médicas E Biológicas, 12(2), 180–184. https://doi.org/10.9771/cmbio.v12i2.6521