HÁBITOS E CONDIÇÕES DE SAÚDE DE RESIDENTES MULTIPROFISSIONAIS EM SAÚDE NA PANDEMIA COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/cmbio.v24i1.64426

Palavras-chave:

Saúde do trabalhador;, Pandemias;, Internato e Residência.

Resumo

Tem-se como objetivo identificar os hábitos e condições de saúde de residentes multiprofissionais em saúde na pandemia Covid-19. Trata-se de um estudo multicêntrico, com abordagem analítica transversal, desenvolvido com residentes de sete programas de residência multiprofissional de instituições federais do Rio Grande do Sul. A coleta de dados ocorreu de fevereiro a junho de 2022, de forma on-line, por meio de questionário composto por dados sociodemográficos e laborais. A análise dos dados ocorreu de forma descritiva e analítica. Os resultados evidenciaram que o perfil sociodemográfico dos residentes multiprofissionais segue a tendência nacional e internacional, com prevalência do sexo atribuído no nascimento feminino, jovens, com companheiros e sem filhos. A respeito do perfil ocupacional, predominaram os enfermeiros, recém-formados, do primeiro período de formação, com atuação na área hospitalar. Os dados apresentados neste estudo possibilitaram constatar fatores essenciais para a manutenção da qualidade de vida, como sono, lazer, hábitos de vida e condições laborais, visto que podem comprometer o aprendizado e a qualidade da assistência prestada aos usuários dos serviços de saúde. Outrossim, a situação pandêmica também foi responsável pela alteração do estado de saúde, bem-estar e satisfação relacionados ao trabalho dos residentes multiprofissionais em saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

FRANCIELI ESTER MÜLLER, UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Graduação em Enfermagem pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC).

Rosângela Marion da Silva

Pós-Doutora em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery (2023). Doutora em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP (20214). Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Maria (2008). Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFSM. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (desde 2015), com orientação de mestrado e doutorado. Professor Adjunto do Departamento de Enfermagem.

Laís Mara Caetano da Silva Corcini

Doutora em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação Enfermagem em Saúde Pública da EERP/USP. Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem e Programa de Pós-Graduação do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Suzane Beatriz Frantz Krug

Doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS0). Professora Adjunta do Departamento de Ciências da Saúde da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNIC), Santa Cruz do Sul, RS, Brasil.

Etiane de Oliveira Freitas

Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Professora do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. 

Hildegard Hedwig Pohl

Doutora em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Professora do Curso de Educação Física e do Curso de Mestrado e Doutorado em Promoção da Saúde da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC).

Downloads

Publicado

2025-05-08

Como Citar

MÜLLER, F. E., Silva, R. M. da ., Corcini, L. M. C. da S. ., Krug, S. B. F. ., Freitas, E. de O. ., & Pohl, H. H. . (2025). HÁBITOS E CONDIÇÕES DE SAÚDE DE RESIDENTES MULTIPROFISSIONAIS EM SAÚDE NA PANDEMIA COVID-19. Revista De Ciências Médicas E Biológicas, 24(1), 156–164. https://doi.org/10.9771/cmbio.v24i1.64426